Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como preparar matcha? Saiba tudo sobre a cerimônia do chá japonesa
Movimente-se 10/06/2019

Como preparar matcha? Saiba tudo sobre a cerimônia do chá japonesa

Entre os diferentes tipos de rituais japoneses um dos que é mais conhecido ao redor do mundo é a cerimônia do chá, que usa pó de matcha em seu preparo. Representado em vários filmes, ele é lembrado por ser feito por gueixas – profissão exclusiva de mulheres, que estudam por anos diferentes tipos de arte para se apresentar para homens de negócios -, mas a bebida está longe de ser exclusividade de um grupo restrito no Japão. Você mesmo pode fazê-la em casa, sabia? Com os ingredientes e equipamento certos, o seu ritual promete ser bem japonês sem que para isso você tenha que sair de casa. Saiba tudo sobre a cerimônia do chá:

Tudo começa com um doce

Pois é, a cerimônia do chá começa com o consumo de um doce. Mas se você pensou em brigadeiro saiba que está muito enganado. No Japão o doce tradicional é feito a partir de uma espécie de feijão, e não é tão adocicado assim. Ele é consumido primeiro porque o chá tem um sabor muito forte, mas esse paladar é aliviado graças ao consumo da sobremesa. Afinal, seu gosto fica na boca quando a bebida é consumida, resultando em uma combinação bem interessante.

Cerimônia conta com utensílios específicos

Existem utensílios específicos para a cerimônia do chá, que devem estar bem limpos, ou até mesmo esterilizados. O próprio chá, por exemplo, fica em uma chaleira, mas há também uma tigela própria (chamada chawan), um batedor de bambu (chasen), um lenço de seda (fukusa) e uma espátula para servir o chá (chashaku). Isso apenas para citar alguns dos utensílios! Se você não entendeu o objetivo do lenço, saiba que ele é usado para purificar todos os objetos que serão utilizados no preparo do chá.

Wa, kei sei e jaku: harmonia, respeito, pureza e tranquilidade

Não pense que a cerimônia do chá se trata apenas de servir a bebida. Na verdade, ela conta com 4 valores: harmonia (wa), respeito (kei), pureza (sei) e tranquilidade (jaku). Todos eles se relacionam com a presença do convidado, já que a cerimônia é sempre feita para outra pessoa, e nunca para si próprio. Harmonia, por exemplo, tem a ver com a relação saudável entre o hóspede e o anfitrião, enquanto o respeito está relacionado com a capacidade de compreender o outro. A pureza fala não só da limpeza dos utensílios, mas também da sensação de paz durante a cerimônia. Por fim, temos a tranquilidade, que nada mais é do que o sentimento atingido ao ter botado em prática os outros valores.

Como tomar o chá

Tendo tudo isso em mente, hora de tomar o chá. Com um chashaku é preciso colocar um pouco de matcha em pó no fundo da tigela. Depois, a água quente é acrescentada. Mas não pense que será tanto líquido assim: é apenas o suficiente para dar poucos goles. Com um chasen, misture bem esse chá até fazer espuma. Depois, será preciso tomar apenas três goles, sendo que o último deverá ser fazendo barulho – desses que mostram que a bebida acabou. Esse ato mostra que o convidado apreciou a bebida feita pelo anfitrião.

Por que tomar matcha

Talvez você esteja pensando se é possível tomar outro chá nessa cerimônia, mas saiba que a escolha da matcha não só segue o ritual tradicional – que, vale lembrar, inclui o consumo de um doce – como também é uma bebida extremamente saudável. Feita a partir da mesma folha do chá verde, ela possui forte propriedade antioxidante, o que significa que combate os radicais livres e deixa o nosso corpo protegido de doenças.

Também acelera o metabolismo – contribuindo para a queima de gordura – tem efeito detox, é diurético e ainda melhora as funções cognitivas. É apenas preciso ficar atento, porque, por possuir cafeína, o seu alto consumo não indicado. Mas se engana quem pensa que a bebida deixa quem a toma agitado, pois a presença de L-teanina faz com que ela tenha efeito calmante. Portanto, a cerimônia é uma ótima oportunidade para se concentrar e relaxar.