Brigadeiro sem leite condensado: aprenda a fazer versões mais saudáveis do doce

Para fazer um brigadeiro saudável, o segredo é apostar em substituições - como a do leite condensado por leite de coco
Para fazer um brigadeiro saudável, o segredo é apostar em substituições - como a do leite condensado por leite de coco

Sensação das festas de aniversário e das sessões de cinema em casa, o brigadeiro é um dos doces preferidos dos apaixonados por chocolate. Mas, para quem segue uma alimentação saudável, ele acaba entrando para a lista de alimentos que precisam ser cortado do cardápio por ter ingredientes muito industrializados e calóricos - como é o caso do leite condensado, por exemplo.

Por isso, para não ser preciso ficar longe do sabor único dessa iguaria, surgiram algumas alternativas saudáveis, que contam com a substituição desse e de outros ingredientes para que o brigadeiro apareça em uma versão fit. Gostou dessa ideia de poder comer o docinho sem culpa? Então, veja algumas dicas para preparar o seu em casa!

Troque o leite condensado por leite de coco

Como o leite condensado é um dos maiores vilões na dieta de quem quer seguir uma alimentação regrada e saudável, ele é o principal ingrediente para ser substituído na receita do brigadeiro fit. Mas como fazer isso sem alterar tanto o sabor do doce? Apostando no leite de coco!

Além de ser menos calórico, ele é rico em sais minerais, é liberado para intolerantes à lactose e ainda entrega vários benefícios para a saúde - como controle do colesterol e ação antibactericida e antiviral no organismo.

Faça a substituição do chocolate em pó por cacau em pó para que o doce fique mais nutritivo

O chocolate em pó também deve ser substituído para que o brigadeiro fique o mais saudável possível! O segredo aqui é trocar esse ingrediente industrializado - que mistura cacau em pó e açúcar - pelo cacau em pó puro.

Altamente nutritivo, esse ingrediente natural tem muitos benefícios! Um dos principais é o aumento da sensação de bem-estar por elevar os níveis de serotonina - mas não para por aí: ele também é rico em antioxidantes, faz bem para o intestino, ajuda a controlar os níveis de colesterol e ainda pode ser aliado de quem deseja perder peso por sua ação termogênica.

Use açúcar demerara no lugar do tradicional refinado

Um dos motivos para substituir o chocolate em pó pelo cacau é a chance de tirar o açúcar refinado da receita e acrescentar uma opção mais saudável - como o demerara, por exemplo. Ele aparece como uma alternativa muito mais nutritiva por não passar pelo mesmo processo de refinamento que o açúcar tradicional. Sem falar que, diferentemente do mascavo, ele tem a vantagem de não alterar tanto o gosto da receita por não ter um sabor muito forte.

Acrescente colágeno hidrolisado para que o doce tenha ainda mais nutrientes

Depois de substituir os ingredientes principais, outra dica é acrescentar colágeno hidrolisado para que o doce ganhe ainda mais nutrientes e benefícios - como a melhora na firmeza da pele e a prevenção contra envelhecimento precoce. Para seguir esse truque, é preciso dissolver esse ingrediente na panela antes de todos os outros e, depois, adicionar os demais para seguir a receita normalmente.

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