Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 25/09/2017

O que é matchá? Conheça mais sobre o chá oriental que ajuda a emagrecer

Você conhece o matchá? Essa erva oriental, muito utilizada na culinária japonesa como chás ou acompanhando outras receitas, começa a ganhar fama no Brasil como mais uma alternativa natural para quem deseja emagrecer ou perder peso de forma saudável e nutritiva. Saiba quais são os principais benefícios do matchá e como esse ingrediente pode ajudar a melhorar o seu bem-estar no dia a dia.

Retirado a partir da planta Camellia Sinensis, responsável também pela preparação dos chás verdes, brancos, pretos e vermelhos, o matchá é uma erva feita com folhas mais novas, protegidas dos raios solares. Por causa disso, o seu líquido tem como característica peculiar ser um pouco mais concentrado, mais “grosso”, do que os habituais.

Como o consumo de matchá ajuda na perda de peso?

Conhecido por seu efeito diurético, o matchá atua diretamente no combate à retenção de líquidos. Por ser um alimento rico em clorofila – nutriente fonte de agentes antioxidantes – o seu consumo ajuda a limpar o corpo, eliminando toxinas ingeridas no dia a dia e deixando o organismo livre para melhorar a sua capacidade de absorver nutrientes. Com isso, as nossas reações metabólicas são estimuladas, facilitando a queima natural de gorduras e, por consequência, a perda de peso.

Porém, além disso, o chá tem muitos outros benefícios, até mesmo para quem deseja fortalecer os músculos. “Devido à presença dos agentes antioxidantes, bem como o epigalocatequina, o matchá se torna um combatente natural às células cancerígenas, na retardação do envelhecimento precoce e, para quem faz exercícios físicos, ao tomar o chá, os músculos agradecem, já que atua na recuperação muscular”, analisa a nutricionista Daniella Chein.

Confira outros 4 benefícios do matchá para a saúde

1 – Diminui o colesterol: As propriedades antioxidantes do matchá, principalmente a presença da substância epigalocatequina, ajudam a reduzir os níveis de colesterol “ruim” no sangue e prevenir assim os riscos dos problemas cardiovasculares. O controle do colesterol também está associado à prevenção de diabetes.

2 – Aumenta os níveis de energia: Bem como o chá verde e outras variações da bebida, o matchá possui uma quantidade de cafeína que ajuda a aumentar a energia do nosso corpo, sendo indicada para tomar antes da prática de atividade física, por exemplo, para melhorar a disposição.

3 – Fortalece o sistema imunológico: O matchá também é rico em vitaminas A, C, do complexo B e K, que ajudam a melhorar o mecanismo de defesa do organismo e prevenir gripes, resfriados e outras inflamações recorrentes. Além disso, a bebida pode ajudar a diminuir as infecções virais, bacterianas e fúngicas.

4 – Purifica o sangue: Por causa dos antioxidantes presentes na clorofila, o consumo do chá de matchá ainda facilita o fluxo sanguíneo e contribui com a formação de células vermelhas no corpo.

Versatilidade e sabor: Saiba como utilizar o matchá no seu dia a dia

Normalmente, essa erva é comercializada em forma de pó, garantindo mais nutrientes e deixando-a ainda mais versátil no plano alimentar. Além de ser saudável e extremamente nutritiva, a erva do matchá pode compor diversas preparações. Veja como:

Chá: A mais tradicional forma de consumo é através da infusão da planta. O chá pode ser consumido a qualquer hora do dia, dando preferência pela parte da manhã, já que possui cafeína e aumenta a disposição:

Compor iogurtes: Para quem gosta de ingerir o iogurte no café da manhã ou no lanche da tarde, uma colher de chá da erva pode tornar a refeição mais saborosa e saudável.

Sucos, shakes e vitaminas: Além do chá, o matchá pode ser acrescentado nessas preparações, dando lugar a um novo sabor e incluindo mais nutrientes. Experimente acrescê-lo em sucos detox.

Bolo e pães: É só misturar com a farinha de trigo e os outros ingredientes e desfrutar dessa nova versão de massa para o seu lanche.

Sorvete saudável: Feito com ingredientes naturais, o matchá também pode compor a receita saudável e ajudar a tornar o verão ainda mais refrescante. Você pode misturá-lo com frutas ou utilizar apenas a erva para o preparo.