Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como funciona a dieta sirtfood? Nutricionista explica se ela é indicada
Guia Culinário 09/08/2021

Como funciona a dieta sirtfood? Nutricionista explica se ela é indicada

Você já deve ter ouvido falar em dietas restritivas que prometem uma queima calórica mais rápida e fácil. Mas será que esses métodos realmente são indicados e trazem benefícios? A dieta sirtfood, em especial, propõe um controle drástico da quantidade de calorias consumidas por dia e se diferencia por incluir vinho tinto e chocolate amargo no cardápio. Para entender melhor como esse tipo de dieta funciona e se ela é (ou não) indicada, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, que esclareceu vários pontos importantes. Vale a pena conferir!

Dieta sirtfood: o que é e qual seu principal objetivo

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, o objetivo principal da dieta sirtfood é fazer com que o corpo passe a queimar gordura – o que pode ser feito através de um planejamento detalhado dos alimentos a serem consumidos. “Essa dieta foi pesquisada em camundongos e tem o seguinte fundamento: quando se restringe calorias ou se pratica o jejum, há a ativação do chamado ‘gene magro’, o gene da sirtuina. Com a ativação deste gene, o corpo para de armazenar gordura e começa a queimá-la para obter energia, promovendo então o emagrecimento”, explica.

“Os idealizadores dessa dieta também falam que os alimentos ‘sirt’, que fazem parte da dieta, ativam o gene sirtuin sem precisar fazer jejum. Estamos falando de incluir o vinho tinto, chocolate com 85% de cacau, azeite de oliva extravirgem, couve, nozes, café, rúcula, salsão, cebola, alho, soja, salsa, chá verde matcha, tâmaras, radicchio, amoras, alcaparras, trigo sarraceno, açafrão e morangos”, destaca a profissional.

Como funciona a dieta sirtfood?

Assim como muitas dietas restritivas, a sirtfood tem um cronograma dividido em estágios, que serve para a pessoa se guiar e manter uma alimentação mais limitada. A nutricionista explica melhor como esse método funciona: “Nos 3 primeiros dias consumindo alimentos da dieta sirtfood ,coloca-se o consumo de um suco verde contendo rúcula, salsa, aipo, maçã verde, suco de limão, chá verde matchá – totalizando 1000 calorias por dia, que é um valor calórico muito restrito”, afirma.

“Nos 4 dias seguintes, o valor calórico aumenta para 1500 calorias por dia. Os 14 dias posteriores entram na fase de manutenção, na qual serão feitas 3 refeições ricas em alimentos naturais + um suco verde por dia, sem restrições calóricas”, complementa Adriana.

Esse tipo de dieta é realmente indicado?

Sendo considerada um tipo de dieta mais radical, a sirtfood é bem polêmica por conta de sua proposta possivelmente danosa para organismo. A nutricionista Adriana Ávila destaca que seguir esse método é algo contraindicado para quem realmente quer ter um estilo de vida mais saudável.

“No meu ponto de vista, ela não é indicada pela restrição drástica de 1000 calorias por 3 dias. Não se pode dizer que todos que necessitam emagrecer devam receber 1500 calorias ao dia. Em todas essas fases, vê-se um consumo muito baixo de alimentos fontes de proteínas. Além disso, uma restrição calórica drástica pode provocar fome, irritabilidade, cansaço e perda de massa muscular. Não é uma forma adequada de se alimentar, não se sustenta por muito tempo e não promove reeducação alimentar. Por essas razões não considero uma dieta saudável”, finaliza.