Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer rúcula: 4 ideias para o dia a dia
Guia Culinário 03/09/2021

Como fazer rúcula: 4 ideias para o dia a dia

As folhas verde-escuras são excelentes fontes de nutrientes para o nosso corpo, e a rúcula tem um grande destaque nisso tudo. Com poucas calorias, o vegetal é ideal para quem deseja adotar uma dieta saudável, versátil e leve. As receitas com rúcula, além de serem muito gostosas, são perfeitas para o dia a dia e são muito simples de fazer – especialmente para quem busca a sensação de saciedade sem precisar comer muito e quer perder peso.

Aliás, o que não faltam são motivos para incluir a rúcula no seu cardápio. Por ser rica em antioxidantes – como as vitaminas A, C e K -, o consumo de rúcula melhora o sistema imunológico e previne alguns tipos de câncer e outras doenças, como gripes e resfriados. Além disso, o alimento também é fonte de fibras, cálcio, potássio, ferro e ômega 3.

4 receitas com rúcula para incluir no seu cardápio

Apesar do sabor levemente amargo, a rúcula é uma verdura que cai bem em diferentes pratos gastronômicos e tem tudo para conquistar o seu paladar. Por isso, esqueça a ideia de que a salada de rúcula é a única maneira de usar o ingrediente e use a sua criatividade para explorar todo o sabor e os nutrientes que esse vegetal tem para oferecer. Ficou curioso para saber como fazer rúcula? Veja algumas dicas de receitas que separamos abaixo!

Salada de rúcula

Nada melhor do que uma salada de rúcula para acompanhar a refeição, não é mesmo? Trata-se de uma receita tradicional, mas ao mesmo tempo muito saborosa e de fácil preparo. O primeiro passo é fazer a higienização das folhas com produtos específicos para isso. Em seguida, é só colocar as folhas em um recipiente, acrescentar azeite, palmito cortado e tomate-cereja. Prepare um molho de ervas e jogue por cima. Para finalizar, uma boa dica é cortar pedacinhos de queijo branco para dar um toque ainda mais especial à salada de rúcula.

Pesto de rúcula

O molho pesto é perfeito para acompanhar diferentes receitas, e o pesto de rúcula traz um sabor ainda mais especial – e é muito simples de fazer. Tudo que você precisa é um maço de rúcula, castanha de caju, azeite de oliva, alho e sal a gosto. Com todos os ingredientes em mãos, é só juntar tudo em um processador ou liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Se você desejar, também pode acrescentar manjericão fresco e salsinha ao pesto de rúcula.

Rúcula refogada

A melhor maneira de consumir a rúcula é crua com salada, mas para quem procura dar uma diversificada no cardápio, a rúcula refogada também é uma boa pedida. Para começar, basta lavar as folhas e cortá-las no tamanho de sua preferência. Já para o preparo do refogado, corte cebola e alho – se preferir, pode acrescentar um pouco de tomate também. Na frigideira, adicione um fio de azeite e leve ao forno para refogar a cebola e o alho, e só depois acrescente a rúcula. Quando as folhas começarem a murchar, acrescente o tomate e tempere a gosto.

Maionese de rúcula

Na hora de preparar aquele lanchinho, a rúcula normalmente está presente na salada, mas sabia que também é possível fazer uma maionese com esse vegetal? Para isso basta preparar um chá de rúcula com as folhas, e separar os seguintes ingredientes: um copo de leite gelado, alho, louro, orégano, sal e pimenta do reino a gosto. Em seguida, é só bater tudo no liquidificador e ir adicionando óleo aos poucos até dar o ponto. A maionese de rúcula é uma excelente opção para servir com saladas, lanches e carnes.