Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/05/2021

Como fazer queijo de kefir? A receita para incluir esse probiótico na dieta

Considerado um ótimo aliado para a saúde do intestino, o queijo de kefir é rico em probióticos, proteínas, cálcio, fósforo, vitamina D e outros nutrientes indispensáveis para o organismo. Por isso, uma boa dica é incluí-lo no preparo de sanduíches, omeletes, saladas e diferentes receitas no dia a dia. Você sabia, inclusive, que dá para preparar esse alimento em casa de forma bem simples? Para te incentivar a se aventurar mais na cozinha e a ter uma alimentação mais saudável, nós separamos dicas de como fazer queijo de kefir por conta própria.

Como fazer queijo de kefir?

A receita de queijo de kefir é feita basicamente com leite (que pode ser o de sua preferência) e iogurte de kefir – um ingrediente probiótico que traz muitos benefícios ao sistema digestivo. Embora seja relativamente simples de preparar, essa receita tem duas etapas: primeiro, é necessário preparar o iogurte de kefir e, depois, adicioná-lo ao leite e outros ingredientes – como sal, orégano, mix de ervas finas e diferentes temperos que deixam o resultado ainda mais saboroso. Veja o nosso passo a passo para não cometer erros:

Ingredientes

– 2,5 litros de leite

– 2 colheres de sopa de grãos de kefir

– Sal a gosto

– Mix de ervas (opcional)

– 1 pote de vidro esterilizado

– 2 panos de prato limpos

– 1 elástico de escritório

– 1 peneira

– 1 pote de vidro (ou plástico) para guardar o queijo

Primeiro, você deve preparar o iogurte de kefir com certa antecedência. Afinal, ele costuma demorar cerca de um dia para ficar pronto. Para começar, coloque 2 colheres de sopa de grãos de kefir dentro de um pote de vidro esterilizado, adicione 500 ml de leite e, em seguida, feche com um pano de prato e um elástico. Deixe a mistura fermentar por 24 horas em um local fechado e preferencialmente escuro. Passado esse tempo, despeje a mistura em uma peneira para extrair o iogurte e reserve os grãos de kefir para reutilizá-los novamente em outro preparo. Guarde o iogurte em um pote.

Chegou a hora de preparar o queijo em si! Coloque 2 litros de leite em uma panela grande e leve ao fogo médio/baixo. Quando começar a formar bolhas na parte de cima (mas antes de pegar fervura para valer), adicione o iogurte de kefir, o sal e siga mexendo com uma colher de pau. Com o tempo, a mistura tende a ganhar uma consistência talhada. Apague o fogo logo antes de o leite levantar fervura e reserve. Coloque um pano de prato limpo dentro da peneira e vire a mistura dentro, para escoar todo o soro. No final, esprema um pouco o pano de prato e prontinho! Transfira o queijo para um pote de vidro ou plástico, adicione um mix de ervas de sua preferência (opcional) e deixe na geladeira de um dia para o outro. Você pode consumir o queijo de kefir com pães, torradas e até usá-lo para incrementar saladas. É uma opção bem light e saborosa!

Quais são os benefícios do queijo de kefir?

Por ter uma grande concentração de minerais, substâncias probióticas (microrganismos que melhoram o funcionamento do aparato intestinal), antioxidantes e vitaminas, o queijo de kefir pode trazer uma série de benefícios para o organismo:

Fortalece a imunidade

– Melhora o funcionamento do intestino

– Auxilia na perda de peso e melhora a absorção de nutrientes

– Fortalece os ossos