Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer exercício em casa e ter a saúde em dia
Movimente-se 20/03/2020

Como fazer exercício em casa e ter a saúde em dia

Todo mundo sabe que a prática regular de exercícios é extremamente necessária para manter a saúde em dia, correto? Caso contrário, o nosso organismo começa a desandar, a imunidade baixa e as chances de pegar uma gripe, ou mesmo ganhar aqueles quilinhos a mais, aumentam. Mesmo assim, é comum ter uma preguicinha na hora de ir para a academia. E, muitas vezes – seja por falta de tempo ou por qualquer outro motivo -, a melhor opção é praticar os exercícios no conforto da nossa casa. Mas aí surge a dúvida: como fazer exercícios em casa? Dá uma olhadinha nas dicas que a gente separou para te ajudar nessa missão!

Que tal pular corda para substituir os exercícios aeróbicos da academia?

Pular corda é uma dos melhores exercícios físicos para se fazer em casa! Afinal, apenas 15 minutos da atividade já equivalem a 1 hora de caminhada e tudo o que você precisa é de uma corda e um espaço vazio (sem móveis pelo caminho). A prática ainda fortalece os membros inferiores (como coxa e panturrilha) e é um ótimo substituto dos exercícios aeróbicos da academia (aqueles conhecidos por contribuírem para a saúde do músculo cardiovascular e para perda saudável de excesso de peso).

Faça agachamentos para fortalecer coxas e glúteos

O agachamento se tornou um exercício bem conhecido nos últimos tempos. E se você já o praticou alguma vez, sabe que é totalmente possível fazer em casa. Basta flexionar os joelhos (como se fosse realizar o movimento de sentar e levantar) e jogar os braços para frente de forma a manter o equilíbrio. Feito isso, repita o movimento pelo menos 10 vezes ao dia e aumente a frequência de repetições com o passar do tempo.

Polichinelos e abdominais também são bons exercícios para fazer em casa

Polichinelo é um exercício bem conhecido, mas muitas pessoas não sabem que por ele trabalhar a resistência dos músculos de pernas e braços (bem como resistência cardiovascular), também é muito praticado nos treinamentos militares.

Para praticá-lo, você deve ficar de pé (acomodando os braços do lado do corpo), flexionar os joelhos levemente para poder pular e, ao mesmo tempo, esticar os braços para que eles fiquem em cima da cabeça. Ao pular, abra também as pernas e deixe um espaço amplo entre os pés. Para finalizar o exercício, pule novamente e volte a posição normal, repetindo esse passo a passo pelo menos 15 vezes ao dia.

No caso dos abdominais (clássico exercício para trabalhar os músculos do abdômen), tudo o que você precisa é deitar em uma superfície macia e confortável (como um colchonete) e deixar a coluna bem ereta.

Em seguida, apoie os pés no chão (flexionando os joelhos), cruze os braços sobre o peito ou leve as suas mãos para detrás da cabeça (escolha a sua posição mais confortável) e levante-se (com os pés bem firmados no chão) de encontro às suas pernas bem lentamente, firmando o corpo nessa posição. Por fim, volte a posição anterior e refaça o exercício ao menos 10 vezes por dia.

Você sabia que alguns apps podem te ajudar a criar uma rotina de exercícios em casa?

Para cumprir a tarefa de se exercitar com regularidade – e criar uma rotina de exercícios em casa -, os aplicativos de celular para treinos e exercícios podem ser grandes aliados. O Pocket Yoga, por exemplo, é voltado para quem busca alongamento e definição dos músculos através das vertentes mais praticadas do yoga. Já o Sworkit tem como foco a musculação e outros exercícios aeróbicos. E ainda tem o My Training, um app brasileiro que te ajuda a interagir com outras pessoas que também estão praticando exercícios em casa e ainda disponibiliza o contato com profissionais de academia. Sabe o que é melhor nisso? Todos esses apps são 100% gratuitos!

Bônus: Não deixe de aliar a alimentação à prática de exercícios

Quando fizer os exercícios em casa, tenha uma garrafa de água por perto e lembre-se de aliar a alimentação à prática de exercícios físicos. Isso inclui consumir alimentos ricos em carboidratos antes dos treinos (ou beber isotônicos), ingerir bastante água nos intervalos e repor os nutrientes perdidos depois da prática (consumindo pães integrais, sucos de frutas e outras fontes de carboidratos).