Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Yoga: conheça as vertentes mais praticadas
Movimente-se 19/01/2015

Yoga: conheça as vertentes mais praticadas

Muito praticada pelas pessoas da terceira idade, a yoga surgiu na Índia, há cerca de 5 mil anos. Ela possui uma série de exercícios que harmonizam o corpo e a mente, preza pelo autoconhecimento e aumenta a capacidade de concentração, meditação e relaxamento. Essa atividade visa à expansão da consciência comum para atingir uma consciência maior ou iluminação, ensina a correta utilização do corpo, energias e emoções, aprimorando e produzindo o pleno despertar do potencial humano.

Além de tudo, yoga é uma ótima opção de atividade ao ar livre! No entanto, cada pessoa interessada em praticar a yoga deve ter em mente que existem vertentes distintas e que variam de acordo com os objetivos desejados. Conheça algumas:

Conheça as vertentes mais praticadas do yoga

Hatha Yoga tradicional – possui ritmo tranquilo e foco na flexibilidade e redução de tensões. O intenso trabalho respiratório e o relaxamento consciente auxiliam no combate ao estresse. Atua no equilibrio da mente e corpo e é uma ótima opção para iniciantes e pessoas com alguma limitação.

Ashtanga Vinyasa Yoga – A partir da coordenação do movimento e da respiração, a técnica vinyasa é a mais exigente das vertentes. Para praticá-la é preciso ter um bom preparo físico.

Power Yoga – adaptação norte-americana da vertente Ashtanga Vinyasa Yoga para aqueles que não querem fazer uma prática tão exigente, mas que fosse ainda bem intensa. Através da respiração e da execução de posturas combinadas com movimento, o praticante desenvolve resistência, força, flexibilidade, consciência respiratória, concentração e vitalidade.

Iyengar Yoga – Desenvolve a intuição de como o alinhamento trabalha pode despertar experiências escondidas no corpo, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares. O alinhamento proposto por essa vertente funciona para abrir caminhos e para auxiliar na circulação de energias.

Yogaterapia Integrativa – trabalha todos os níveis do ser humano: físico, mental, emocional e espiritual. Atua no processo de cura através da consciência criada durante a prática.

Fonte: http://www.yoga.pro.br/

http://www.dynamicyoga.com.br/yoga.htm