Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer chips de batata-doce para comer de snack
Guia Culinário 01/04/2020

Como fazer chips de batata-doce para comer de snack

Há diversos motivos para incrementar um poderoso tubérculo, como a batata-doce, no cardápio do dia a dia. Ela é dona de benefícios poderosos, como boas doses de fósforo, ferro e potássio, tem 5 vezes mais cálcio que a batata inglesa, por exemplo, e é rica em vitaminas A, do complexo B e E. Então, que tal variar no consumo do alimento e aprender como fazer chips de batata-doce deliciosos para comer no intervalo das refeições? Essa é uma das melhores opções de snacks saudáveis e é bem simples de fazer. Vem dar uma olhada!

Prepare o chips de batata-doce no forno

O segredo de um chips de batata-doce bem crocante está no tempo de forno e na quantidade de azeite. Quer entender melhor? Então vamos ao passo a passo!

Primeiro você deve higienizar muito bem o vegetal em água corrente – essa etapa é importante para eliminar todas as sujeiras e bactérias do alimento, então não deixe de cumpri-la. Depois, você deve descascar as batatas e cortá-las em rodelas médias (nem muito finas e nem grossas demais para não passarem do ponto).

Em seguida, pegue um tabuleiro de forno bem grande e despeje uma boa quantidade de azeite sobre ele, espalhando a gordura com a ajuda de um pincel de cozinha (para cobrir bem todas as suas partes). Depois, distribua as rodelas de batata-doce sobre o tabuleiro e mantenha 1 dedo de distância umas das outras. Tempere-as com sal, pimenta-do-reino e outros temperos de sua preferência (como orégano, páprica e alecrim), e finalize as chips despejando um fio de azeite sobre as batatas.

Preaqueça o forno a 180°C por 5 minutos e leve o tabuleiro de chips de batata-doce para assar por mais ou menos 20 minutos. No primeiros 5 minutos, evite abrir o forno e vigie as batatas somente pelo vidro. Quando chegar na metade do tempo (cerca de 10 minutos), vire os chips com a ajuda de uma espátula de metal ou de um garfo para que eles também dourem do outro lado e feche o forno novamente.

Tire as chips do forno conforme elas forem ficando douradas (é bem possível que algumas fiquem prontas antes das outras). Quando todas estiverem prontas, desligue o forno e destaque as rodelas que restaram no tabuleiro, colocando todas elas em um bowl ou um pote para servir.

Sirva as chips de batata-doce com molhos e antepastos de sua preferência

Os chips de hortaliças e legumes (sobretudo o de batata-doce) costumam combinar muito bem com molhos picantes (como as deliciosas geleias de pimenta), molhos agridoces (como o mostarda e mel), e antepastos preparados com outros vegetais como os de berinjela e os de cebola roxa. Misturar a crocância do chips de batata com o sabor acentuado de algum molho de sua preferência é a melhor maneira de aproveitar o alimento. Fica a dica!