Comer saudável fora de casa: Prefira legumes, integrais, grelhados e frutas!

<strong>Comer saudável:</strong> Mesmo fora de casa é preciso manter bons hábitos alimentares, descubra algumas dicas para não errar no restaurante.
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Não é só em casa que você deve cuidar da alimentação. Fora dela, no dia a dia, no escritório, por exemplo, seguir uma alimentação saudável também é necessário para atingir todas as necessidades do nosso organismo. Diversas pesquisas do setor apontam que as pessoas estão mais cuidadosas e voltadas à saúde, reconsiderando seus hábitos alimentares, principalmente nas escolhas dos alimentos e elaborações dos pratos ingeridos em restaurantes self services.

A chef Bibi Aires, especializada na preparação de pratos saudáveis, ressalta que em outros tempos o tema não era tão difundido, mas que agora a diferença já é vista claramente por quem trabalha no ramo e também por quem utiliza o serviço. "Quando eu me formei em 2011, fui para Nova Iorque buscar aprender mais sobre o valor nutricional dos alimentos e o poder que eles tinham em nossa saúde, justamente porque aqui ainda não tinha muita informação, nem interesse sobre o tema. Fui me aprofundando nesse segmento e vi a importância que esse conhecimento tem para minha profissão. Como chef sempre acreditei no poder dos alimentos e sabia que uma hora ou outra isso ganharia destaque também por aqui", analisou a profissional, sócia da marca gourmet Bibi Joe's.

No entanto, por prazer ou necessidade, optar por fazer as refeições em restaurantes pode ser também um ponto positivo para sua dieta, ou também pode ter o efeito contrário. É preciso estar vigilante com o que se come. Geralmente os buffets self-service são até interessantes, pois podem oferecer uma grande variedade de alimentos. A dica é manter-se atento às suas escolhas, é possível variar muito mais no restaurante do que em casa, por exemplo. Mas fique atento às tentações que vão surgir pelo caminho. Veja dicas para não pecar na composição do seu prato de cada dia.

Dicas para comer saudável fora de casa!

Prefira!

- Folhas Verdes: Comer frequentemente alguns tipos de folhas verdes pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, prevenir doenças crônicas com suas funções antioxidantes, entre outros benefícios para a saúde. Alguns exemplos de folhas poderosas: Couve, alface, brócolis e agrião.

- Legumes: Os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, pode-se destacar a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio, ferro, potássio e magnésio. Já as fibras você encontra as solúveis e as insolúveis.


Grelhados: Ao grelhar, reduzimos muito a gordura que ingerimos, pois não é necessário adicionar óleo para preparar um grelhado, ao contrário dos alimentos fritos.

– Arroz Integral: Rico em potássio, vitaminas do complexo B e ácido fólico, o arroz integral é um forte aliado das dietas, pois tem como um benefício ajudar a emagrecer, principalmente eliminando a gordura abdominal. Seus nutrientes e proteínas também são muito eficazes para controlar a diabetes.

Evite!

- Carnes gordurosas com molhos muito incrementados e gordurosos.

- Monotonia do prato, varie cores, temperos, sabores.

- Temperar a sua salada com molhos cremosos, feitos à base de maionese, ou ingredientes industrializados, que no geral são cheios de sódio e gorduras.

- Evite consumir bebidas durante a refeição, refrigerante e cerveja não são recomendados.

- Não exagere em carboidratos simples como tipo pão, massas, e arroz branco, prefira os integrais.

- Fuja das frituras, receitas empanadas ou muito gordurosas.

Evite a cafeína no final das refeições, prefira um chá.

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