Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ciência dos alimentos: Estudante brasileiro cria solução para conservar frutas
Guia Culinário 27/04/2016

Ciência dos alimentos: Estudante brasileiro cria solução para conservar frutas

Saber conservar os alimentos é dos maiores segredos para quem procura manter uma alimentação rica, saudável e nutritiva. Manter os produtos sempre em seus melhores estados e formas próprias de consumo é, além de econômico e sustentável-pois evita o desperdício – uma opção que potencializa ainda mais a nossa rotina alimentar. E, para nossa alegria e orgulho, um jovem estudante brasileiro, de apenas 20 anos, começa a ganhar fama após criar uma fórmula caseira e de baixíssimo custo para aumentar a durabilidade das frutas.

O aluno de Biologia do Instituto Federal de Brasília, Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, mais conhecido como “Zeca”, após diversas pesquisas e experimentos, notou que uma fórmula composta de fécula de mandioca e óleo essencial de cravo-da-índia pode preservar os alimentos por mais tempo. Através do projeto intitulado “Embalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos”, o jovem estudante utilizou, em diversas frutas, a sua solução, com custo médio de R$ 5,00, em que há um ganho em torno de 10 dias a mais de vida útil desses alimentos.

“Eu pude observar nas gôndulas dos supermercados, até na minha casa mesmo, a quantidade de frutas que eram perdidas e a quantidade de alimentos que eram desperdiçados pelo simples fato de os alimentos estragarem. Partindo disso, eu tive uma ideia: busquei desenvolver algo que pudesse aumentar o tempo de vida desses alimentos e, assim, diminuir essas perdas”, disse Zeca em seu vídeo (assista aqui) , justificando as razões da criação da embalagem. Ele explica como funciona a sua criação:

“Os ingredientes principais para essa solução são a água, para poder diluir todos os outros ingredientes; a fécula de mandioca, ou polvilho, ou amido da mandioca, para formar a película da embalagem e o óleo essencial extraído do cravo-da-índia, que tem função antimicrobiana, que vão impedir o desenvolvimento dos fungos e das bactérias que são os principais agentes que estragam os alimentos. Feita a solução eu pego as frutas e coloco dentro da solução, deixo secar, e sobre a fruta vai se formar uma película“, esclarece o estudante.

Pelo projeto, o futuro biólogo vem recebendo prêmios e destaque na área científica e nutricional, como o de melhor projeto da “IV Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília”, além de ter sido convidado para estagiar na Universidade de São Paulo (USP), entre outras honrarias.