Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chás de emagrecimento: eles realmente funcionam?
Movimente-se 22/02/2018

Chás de emagrecimento: eles realmente funcionam?

Dietas de emagrecimento são muito comuns entre as pessoas que se sentem insatisfeitas com o corpo ou têm sobrepeso. Para não prejudicar a saúde, a perda de peso deve vir sempre aliada a uma alimentação equilibrada. Por isso, muitas receitas naturais surgem como alternativa para aqueles que buscam emagrecer – e uma das mais populares é a utilização de chás para o emagrecimento. Mas afinal, eles realmente funcionam? Se você quer entender um pouco mais sobre o efeito dos chás na perda de peso e a diferença entre cada um deles, confira.

Quais chás ajudam no emagrecimento?

Qualquer chá pode ser usado com o intuito de perder peso, já que eles possuem ação antioxidante e diurética. Mas é preciso observar que existem diferenças entre a ação de cada tipo de erva e algumas têm maior poder antioxidante que outras. Uma boa forma de escolher um chá é pelo sabor que te agrada, já que alguns – como o chá preto – são mais amargos e outros são mais suaves e adocicados – como o de camomila. Mas conhecer as características de cada erva também é importante se você pretende utilizar um chá para emagrecimento. Além do efeito antioxidante e diurético presente em todos os chás, alguns – como o chá verde e o de gengibre – ainda têm ação termogênica. Ou seja, eles aceleram o metabolismo e facilitam ainda mais a perda de peso.

Cuidados importantes na hora do chá

Embora os chás sejam aliados do emagrecimento, é preciso tomar alguns cuidados. Como eles têm efeito laxativo, não se deve exagerar na quantidade – apenas um copo por dia já é suficiente. Tomar chá demais pode desregular o funcionamento intestinal e causar diarreia, vômito ou desidratação. Além disso, é preciso atentar para o fato de que alguns chás possuem cafeína. É o caso do chá preto e do chá verde, por isso é melhor evitar tomá-los antes de dormir. Uma boa ideia, especialmente no verão, é tomar chás gelados pela manhã. Mas é importante que o chá seja feito em casa, já que as versões industrializadas são ricas em açúcares e têm alto teor de sódio. Como a presença de açúcar atrapalha no emagrecimento, é importante que os chás sejam bebidos puros, sem adoçantes.

Veja mais