Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/05/2021

Cana-da-índia: para que serve em termos nutricionais? Conheça suas vantagens

A cana-da-índia ou canna indica é um tipo de PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) existente em várias versões – com flores amarelas, avermelhadas, rosadas ou alaranjadas, de tamanho médio, com folhas verde-escuras bem largas. Geralmente, ela é usada para fins medicinais – suas sementes e folhas, por exemplo, têm forte ação diurética e antioxidante. Além disso, o rizoma (caule subterrâneo) da planta pode ser cozido e consumido junto com a comida. Quer aprender mais sobre os benefícios da cana-da-índia e seus possíveis usos? É só continuar lendo!

Para que serve a cana-da-índia?

Embora seja conhecida apenas como planta ornamental, a canna indica contém diversas partes nutritivas (ricas em substâncias fitoterápicas) que podem ser incluídas na alimentação e usadas para fins medicinais. Geralmente, ela é bastante cultivada na América do Sul e no sudeste da Ásia. Quando bem tratada, essa planta pode atingir 3 metros de altura e se assemelha a uma pequena bananeira.

Tem ação antioxidante, diurética e diaforética

Você sabia que a cana-da-índia é ótima para evitar o acúmulo de líquidos e toxinas no organismo? Isso porque o seu rizoma (semelhante a um tubérculo), suas folhas e sementes apresentam propriedades antioxidantes, diuréticas e diaforéticas (estimula a transpiração). Ou seja, ela ajuda a fazer um detox no organismo, elimina as impurezas e ainda fortalece o sistema imunológico a longo prazo. Interessante, né?

Sementes de cana-da-índia têm ação anti-inflamatória

As sementes de cana-da-índia em pó, em especial, se destacam por ter uma forte ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. Ou seja, ajudam a tratar feridas, coceiras, dores de cabeça e a amenizar possíveis focos de inflamação na pele. Elas são geralmente usadas em forma de cataplasma – isto é, são aplicadas como um tipo de creme diretamente no local a ser tratado.

Como consumir cana-da-índia?

Existem diferentes formas de consumir o rizoma da canna indica na cozinha. Uma boa dica, por exemplo, é fazer uma infusão com o ingrediente. Nesse caso, o chá medicinal fornece uma grande quantidade de agentes antioxidantes e funciona como antitérmico – ou seja, ajuda a reduzir a febre.

Já o rizoma cozido, geralmente consumido junto com a salada, oferece compostos detox e diuréticos, sendo ótimo para eliminar o acúmulo de líquidos no corpo. Vale lembrar que tanto o rizoma quanto as folhas e sementes da cana-da-índia (em pó) são úteis para fazer cataplasmas. Nesse caso, elas ajudam a tratar dor de cabeça e diferentes problemas de pele (como feridas ou picadas de insetos).