Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a fazer uma despensa só com alimentos saudáveis
Guia Culinário 03/06/2019

Aprenda a fazer uma despensa só com alimentos saudáveis

Na hora de fazer as compras do mês é importante já ter em mente tudo que precisa ser comprado – anotado, de preferência, em uma lista numerada e com as quantidades certas de cada produto. E se você quer montar uma despensa mais saudável e nutritiva, isso deve começar pelo planejamento! Para te ajudar, nós listamos algumas dicas básicas de como fazer uma compra do mês apenas com alimentos saudáveis – abrindo mão dos gordurosos e pouco nutritivos. Confira!

Opte por alimentos integrais, variados e mais nutritivos

Para montar uma despensa realmente completa você não pode se esquecer de comprar arroz, feijão, farinha (de aveia e mandioca, por exemplo) e também alguns pães para o lanche e café da manhã. O lado bom é que existem versões mais saudáveis de todos esses alimentos – o arroz integral ou multigrãos, por exemplo, é bem mais nutritivo, rico em fibras e minerais importantes.

Outra dica interessante é incorporar a farinha de aveia às receitas de massas no dia a dia – no preparo de bolos, pães caseiros, tortas e outros doces. Essa farinha pode facilmente substituir a de trigo, pois é mais nutritiva (fonte de minerais como o cálcio e vitaminas do complexo B) e traz uma maior sensação de saciedade.

Na hora de comprar o feijão, você também pode apostar na variedade, pois existem diferentes tipos: preto, branco, manteiga, carioca, fradinho e por aí vai. Portanto, tente variar bastante para que a sua despensa fique mais diversa. Só não se esqueça de também comprar outros tipos de leguminosas, como lentilha, ervilha, grão-de-bico e soja, que são fontes de ferro, fibras e vitaminas do complexo B.

Aposte no açúcar demerara ou mascavo

O açúcar é um tipo de condimento que deve ser reduzido na rotina de alimentação. No entanto, algumas receitas e bebidas (como cafés e sucos) pedem um pouco desse adoçante natural. Mas para que você possa consumir esse alimento com mais liberdade, a nossa dica é investir no açúcar demerara ou no mascavo, que são mais nutritivos e livres de produtos químicos. Já o refinado, além de possuir essas substâncias, é pobre em minerais e vitaminas.

Opte por leites e óleos vegetais

Para que a despensa fique completa, não se esqueça também de comprar óleos (usados no preparo de diversos alimentos) e leites para o café da manhã, lanche e preparo de receitas. Uma boa dica é recorrer aos óleos vegetais, como de coco, chia, soja e canola. O de coco, em especial, é bem saudável, nutritivo e tem efeito anti-inflamatório. Já os leites vegetais atendem quem tem intolerância à lactose, têm alto teor de vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, ferro e zinco.

Abra mão de biscoitos recheados (existem cookies integrais mais saudáveis e nutritivos)

A melhor medida que você pode tomar é abolir de vez os biscoitos recheados da despensa. Eles são ricos em gordura trans – grandes vilãs do colesterol, pois reduzem os níveis de HDL (colesterol “bom”) e aumentam os de LDL (o “ruim”).

Além disso, os biscoitos recheados têm muito açúcar, conservantes e não fazem bem algum ao organismo. Por isso, tente substituí-los por alternativas mais saudáveis e nutritivas – existem opções de cookies integrais com cereais e frutas. Caso você queira algo mais doce, compre barras de chocolate amargo, que têm um alto teor de cacau e, por isso, são mais saudáveis.

Dê preferência às carnes brancas e magras

Nas compras do mês, a maioria das pessoas tem o costume de comprar carnes (que também são essenciais na dieta do dia a dia). Mas se você quer ter uma rotina de alimentação mais saudável, a nossa dica é dar preferência às carnes brancas (frangos e peixes) e magras, que têm menos gordura, como filé mignon, lombo e lagarto.