Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de coco, de amêndoas, de arroz: qual a melhor opção de leite vegetal?
Guia Culinário 31/01/2018

Leite de coco, de amêndoas, de arroz: qual a melhor opção de leite vegetal?

A substituição do leite de vaca – ou de outros animais, como a cabra – por leites vegetais tem sido muito debatida nos últimos anos. Isso porque muitas pessoas têm decidido retirar a lactose da alimentação, seja por problemas de saúde, como a intolerância, ou por opção pessoal. Mas, como o leite é um produto muito presente no dia a dia dos brasileiros, a eliminação dele das dietas criou a necessidade de pensar em substitutos. Os leites vegetais, como o leite de coco, de amêndoas ou de arroz, estão cada vez mais populares. Mas, afinal, você conhece a diferença entre eles e qual é mais indicado para as suas necessidades? Vem conferir!

Porque tomar leites vegetais?

Os leites vegetais, além de evitar os problemas causados pela intolerância à lactose, traz várias outras vantagens em adotá-los na sua alimentação. Por exemplo, eles não têm colesterol e têm baixo nível de gorduras em geral, ao mesmo tempo que têm uma alta quantidade de gorduras benéficas para o coração. Além disso, eles têm alto teor de vitaminas B e equilíbrio entre a porcentagem de cálcio e de potássio. Mas cuidado, é importante notar se você não tem nenhuma alergia antes de optar por um leite vegetal.

Leite de coco

O leite de coco é uma das opções mais fáceis de ser encontrada nos mercados. É muito saboroso e tem aquele gostinho típico da fruta, embora mais suave. Rico em minerais, esse leite tem propriedades antioxidantes, por causa da presença do selênio e do magnésio. Ele também é fonte de potássio, ferro, zinco e vitaminas C e E. Além disso, é ótimo para quem quer emagrecer, já que dá mais sensação de saciedade que as outras opções, e bom para quem tem problemas de refluxo ácido, pois alivia os sintomas.

Leite de arroz

Esse leite vegetal é considerado um dos mais saudáveis. Também é bastante fácil de ser encontrado em mercados e é bastante saboroso, ideal para tomar com achocolatado ou para fazer vitaminas. Outra vantagem desse leite é que ele não possui adição de hormônios e, geralmente, é livre de agrotóxicos. Mas é preciso ficar atento, porque ele tem menos cálcio que outras opções.

Leite de amêndoas

Os leites de oleaginosas são muito comuns entre os consumidores de leites vegetais. Dentre eles, um dos mais procurados é o leite de amêndoas. Ele tem poucas gorduras totais e é rico em gorduras benéficas, o que ajuda a controlar o colesterol e faz bem para o coração. Esse leite também contribui para o bom funcionamento do organismo – inclusive para pessoas que têm problema com prisão de ventre – e é fonte de cálcio e magnésio.

Além dessas três opções, existem outros leites vegetais bastante populares e fáceis de serem encontrados ou feitos em casa. Algumas alternativas são: o leite de soja, de castanhas, de aveia e o de inhame. Mas é importante lembrar que cada um tem benefícios diferentes e é preciso conhecer suas características antes de escolher o mais adequado para você.