Alimentação saudável evita hemorroidas: Invista em fibras e dê fim às dores!

Invista nas fibras alimentares e dê fim às hemorroidas! Saiba como esse nutrientes agem na prevenção e tratamento dessas incômodas inflamações.
Invista nas fibras alimentares e dê fim às hemorroidas! Saiba como esse nutrientes agem na prevenção e tratamento dessas incômodas inflamações.
Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

Quer acabar com as hemorroidas? Então mude seus hábitos alimentares! Quem sofre com os incômodos gerados por essa inflamação no dia a dia sabe a importância de amenizar as dores para o próprio bem-estar. E, para isso, os alimentos fontes de fibras podem servir como um tratamento eficaz, poderoso e extremamente natural a quem quer dar fim a esse problema! Veja como eles agem no organismo e beneficia a nossa qualidade de vida.

Em suma, as hemorroidas são veias inchadas, doloridas e até mesmo inflamadas na região do reto, podendo ser internas ou externas. Muito comum entre as gestantes, por exemplo, a sua principal causa é o esforço extremo na hora da evacuação, que provoca o aumento da pressão das veias fazendo com que elas inflamem.

Quando acrescentamos as fibras em nossa alimentação, facilitamos o trânsito intestinal, evitando a constipação e prevenindo as hemorroidas. Além disso, também é fundamental aliar a alimentação ao consumo frequente de água (no mínimo 2L por dia), já que ingerir líquidos aumenta a hidratação das fezes e diminuem o esforço para defecar, evitando os sangramentos comuns que ocorrem na inflamação. "Aveia, mamão e cenoura, por exemplo, são alimentos ricos em fibras que auxiliam o funcionamento do intestino evitando-se a prisão de ventre", enfatiza a nutricionista Carolina Xavier, destacando uma lista dos principais alimentos que podem ajudar a prevenir a hemorroida. Confira!

7 alimentos para prevenir as hemorroidas

- Farelo de aveia: Rica em fibras compostas principalmente por um tipo solúvel chamado beta-glucana, que se transforma em um gel no sistema digestivo quando entra em contato com a água. Recomenda-se 2 colheres de sopa ao dia em iogurtes, frutas e outras preparações.

- Laranja: Encontra-se uma quantidade significativa de fibras na casca e no bagaço, portanto é importante não desperdiça-los. Coma 1 laranja após o almoço ou jantar.

- Cenoura: Fonte de fibras principalmente na casca. Recomenda-se consumir crua em saladas e recheios.

- Arroz integral: Caracterizada com cereal integral, é rico em fibras que beneficiam o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação. Ideal é consumir nas grandes refeições acompanhada por uma salada e leguminosa.

- Mamão: Fruta com características laxativas por conter enzimas que facilitam a digestão das proteínas e por ser fonte de fibras. Consuma metade de um mamão no café da manhã.

- Iogurte: Fonte de nutrição para as bactérias benéficas no nosso intestino que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal. Inclua uma unidade na colação ou lanche da tarde.

- Feijão: Uma leguminosa que é fonte de fibras insolúveis que dão volume as fezes. Recomenda-se 1 concha média nas grandes refeições.

Devemos evitar os consumo de gordura

Pimenta, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura animal e café devem ser evitados, para manter o intestino saudável e prevenir o agravamento das hemorroidas. Sendo assim, a alimentação saudável não deve se resumir no auge das inflamações, é extremamente importante manter uma alimentação equilibrada em nutrientes para a prevenção das inflamações.

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