Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/12/2019

Alimentação após extração de dente: os cuidados para evitar dores e desconfortos

Todo processo pós-operatório demanda inúmeros cuidados, certo? Quando se trata da extração de um dente, por exemplo, é importante ter bastante cautela com a alimentação. Afinal, é necessário tempo para que o corte cicatrize e recupere por completo! Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Marcela Fróes, que deu ótimas dicas sobre como deve ser feita a alimentação após a extração de um dente. Confira!

Evite alimentos muito duros, como cereais e pães secos

De acordo com a dentista Marcela Fróes, é muito importante tomar cuidados com a alimentação logo após o procedimento cirúrgico. Alimentos como cereais, castanhas e diferentes oleaginosas, por exemplo, devem ser evitados nos primeiros dias!

“Cada situação requer um tratamento especial, mas tendo como exemplo extrações simples, geralmente os alimentos que devemos evitar são os de consistência mais dura, já que estes podem bater na ferida cirúrgica, atrapalhando a cicatrização dos tecidos e exacerbando a inflamação”, explica Marcela.

A boa notícia é que não demora muito tempo para que o local operado cicatrize. A dentista Marcela fala sobre quanto tempo é necessário, de uma forma geral, para a recuperação do paciente após a cirurgia. “Em média, devemos manter esses cuidados de dois a três dias, mas é importante frisar que cada situação deve ser avaliada separadamente”, destaca a profissional.

Nas primeiras 24 horas, dê preferência aos alimentos líquidos e frios

Para que você monte uma dieta adequada – que não agrida o local operado – a dentista também dá ótimas dicas. “Tomando novamente como exemplo extrações simples, nas primeiras 24 horas o ideal é ingerir alimentos mais líquidos e frios como: sucos, sorvete, sopas frias, leite, iogurte e após o período, podem ser introduzidos alimentos mornos e com consistência mais pastosa, como sopas e purês”, adiciona Marcela.

Repouso e compressas de gelo também são essenciais para a recuperação e bem-estar do indivíduo

Se você acha que os cuidados se restringem apenas à alimentação, está muito enganado! De acordo com a dentista, é de suma importância seguir as recomendações do dentista – tanto com relação à dieta quanto ao tempo de repouso.

“Neste período é importante repousar e evitar o calor do sol. Compressas com gelo também podem auxiliar no processo. E, com relação aos alimentos, a questão é estar atento à consistência e a temperatura. Alimentos muito quentes podem irritar a mucosa, aumentando a inflamação e dificultando o processo de recuperação. É muito importante seguir todas as orientações do seu cirurgião-dentista para assim evitar intercorrências como sangramentos e possíveis infecções”, finaliza a profissional.

* Marcela Fróes é formada em Odontologia pela Universidade Salgado De Oliveira e atualmente está fazendo especialização em Implantodontia pela UFF (Universidade Federal Fluminense)