Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sopa no verão: Veja 5 receitas de sopas frias para a estação mais quente do ano!
Guia Culinário 22/12/2015

Sopa no verão: Veja 5 receitas de sopas frias para a estação mais quente do ano!

Sopa de verão? Sim! Referência de prato para as estações mais frias do ano, como o inverno, a tradicional iguaria gastronômica também se encaixa perfeitamente aos dias quentes. As “sopas frias”, além de extramemente saborosas, possuem uma infinidade de nutrientes importantes e essenciais para a saúde, sobretudo em dietas que exigem poucas calorias.

Para termos uma sopa fria não basta esperar que uma sopa comum esfrie, pois nem todas as sopas quentes servem para servir dessa forma. Elas são especialmente adequadas para o verão justamente por suas composições delicadas e refrescantes. Além desses aspectos interessantes, essas receitas são de fácil digestão, entre outras vantagens:

“Sopas frias são excelentes opções para os dias quentes, pois além de nutritivas, auxiliam na hidratação do corpo e ajudam a refrescar. Elas também podem ser feitas com frutas que acrescentam importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais à alimentação”, revela a nutricionista Gabriella Gachet.

Das sopas mais tradicionais, como o Gazpacho, às mais inovadoras que combinam ingredientes como tangerina e pimenta, a variedade de receitas disponíveis é enorme. Basta escolher, preparar e deixar na geladeira. Com ajuda da nutricionista escolhemos 5 receitas para refrescar seu dia e manter a saúde para o seu verão. Confira:

Receitas de sopas frias para o verão

Sopa fria de batata e alho poró

Essa sopa garante energia para enfrentar um longo dia de trabalho. “A batata é uma boa fonte de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. O alho-poró, além de possuir poucas calorias – em torno de 60kcal – é fonte de antioxidantes e vitaminas que combatem o envelhecimento precoce”, explica Gabriella.

Ingredientes: 2 batatas grandes em cubos, 1 talo de alho-poró, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta à gosto, 1 pitada de noz-moscada, 1 xícara de chá de creme de leite light, 2 xícaras de água quente, cebolinha picada para decorar.

Modo de preparo: Em uma panela, refogue o alho-poró com o azeite até ficar macio. Acrescente água, sal, pimenta, batatas e cozinhe até que as batatas fiquem macias. Retire do fogo, deixe esfriar e bata no liquidificador. Em uma tigela, coloque a mistura batida, noz-moscada e metade do creme de leite, misturando bem. Leve para geladeira para que fique gelado, retire e coloque o resto do creme de leite. Salpique cebolinha picada e sirva.

Gazpacho de tomate

O Gazpacho é uma sopa de origem espanhola muito tradicional que reúne ingredientes com enorme potencial nutricional. “Os tomates são fontes importantes de licopeno, que previne diversos tipos de câncer. O pimentão é uma boa fonte de vitaminas C e A, que previnem gripes, melhoram a saúde dos olhos e da pele”, afirma a profissional.

Ingredientes:
2 dentes de alho médios sem os brotos internos, 1 pepino grande descascado e picado, 1/2 pimentão vermelho sem sementes e picado, 1/2 cebola grande, 5 tomates bem maduros, 1/2 colher de chá azeite, 1/2 colher de chá de orégano, 4 colheres de sopa de vinagre de maçã, 400 ml de água gelada, sal à gosto.

Modo de preparo:
Retire os brotos dos dentes de alho cortando-os ao meio no sentido do comprimento. Bata todos os ingredientes no liquidificador, completando com água para que a sopa não fique muito grossa, e sirva gelada.

Receita de sopa de tangerina e salsão

A tangerina é uma ótima fonte de vitamina C, que previne gripes e resfriados, aliada ao tomate e o salsão, que além de vitaminas importantes possuem fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, forma uma combinação que deixa o corpo funcionando em pleno equilíbrio.

Ingredientes:
1/2 tomate italiano em cubos, pimenta dedo-de-moça picada, 1 talo salsão picado em cubos (deixe um talo inteiro para decorar), 500 ml de suco de tangerina.

Modo de preparo:
Coloque no fogo o suco de tangerina e espere reduzir por 20 minutos, até conseguir uma textura espessa. Misture a pimenta e leve à geladeira por 2 horas. Corte o tomate e o salsão e coloque numa taça nesta ordem: o tomate, o suco de tangerina e, no final, o salsão em cubos. Decore com o talo de salsão e sirva em seguida.

Sopa fria de cenoura e gengibre

O maior benefício dessa sopa fica por conta do gengibre, que é um alimento termogênico e que auxilia no processo de emagrecimento. Para melhorar, a cenoura é uma fonte importante de fibras e vitamina A.

Ingredientes:
3 cenouras médias, 1 batata pequena, gengibre ralado à gosto, 1 litro de água, sal à gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe a cenoura e a batata na água com sal até ficarem bem macias. Deixe amornar e bata no liquidificador com o gengibre ralado. Leve à geladeira por aproximadamente 2 ou 3 horas.

Sopa fria de melão

“O melão possui muita água, o que aumenta a hidratação do corpo, melhorando a elasticidade e a aparência da pele, e também melhora o funcionamento do intestino”, revela a profissional. Além disso, essa receita é fonte de vitaminas A e C, e vitamina B6, que participa do metabolismo de gorduras e proteínas.

Ingredientes:
1 melão amarelo maduro, 40 ml de suco de limão, folhinhas de hortelã à gosto e sal à gosto.

Modo de preparo:
Corte o melão, retire a polpa e leve ao liquidificador para bater com o suco de limão, a hortelã e o sal. Leve à geladeira até ficar bem gelada e sirva.