Alimentos remosos atrapalham a cicatrização! Saiba quais são e por que evitá-los

Na lista de alimentos remosos podemos incluir o fast food, que aumenta inflamações
Na lista de alimentos remosos podemos incluir o fast food, que aumenta inflamações

Você já deve ter ouvido de algum amigo recém tatuado, ou que tinha acabado de colocar um piercing, que ele precisa restringir os alimentos que compõem a sua dieta. Ou recebe da dermatologista uma lista de itens que devem ser cortados da alimentação. Não sabe o porquê desse tipo de restrição? Podemos dizer que tudo é culpa dos alimentos remosos. Nunca ouviu falar? Então saiba agora o que eles fazem e por que evitá-los:

Altamente alérgicos, os alimentos remosos facilitam inflamações

Os remosos, também chamados de "carregados" são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório, pois seu efeito pode causar complicações nos pontos e na recuperação.

Se você possui alguma ferida ou corte, com certeza deve evitar esse tipo de comida, porque ela pode agravar o quadro. Os alimentos remosos também estão frequentemente relacionados com obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, são considerados altamente alérgicos.

Quais são os alimentos remosos?

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos. Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

Como substituir os alimentos remosos e manter uma alimentação saudável?

As gorduras não precisam ser eliminadas por completo da sua vida. Oleaginosas e peixes gordurosos farão a substituição de maneira equilibrada e saudável, principalmente pela grande quantidade de ômega 3 que possuem. Diminua também o consumo de açúcar refinado, utilizando em seu lugar o açúcar mascavo ou o demerara. Substitua também o chocolate ao leite, rico em gordura, pelo amargo ou meio amargo. Risque a farinha de trigo, que é um carboidrato refinado, e inclua na dieta a farinha integral ou de aveia. Por fim, não se esqueça de manter uma dieta balanceada rica em vegetais, legumes e frutas.

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