Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos remosos atrapalham a cicatrização! Saiba quais são e por que evitá-los
Guia Culinário 24/09/2019

Alimentos remosos atrapalham a cicatrização! Saiba quais são e por que evitá-los

Você já deve ter ouvido de algum amigo recém tatuado, ou que tinha acabado de colocar um piercing, que ele precisa restringir os alimentos que compõem a sua dieta. Ou recebe da dermatologista uma lista de itens que devem ser cortados da alimentação. Não sabe o porquê desse tipo de restrição? Podemos dizer que tudo é culpa dos alimentos remosos. Nunca ouviu falar? Então saiba agora o que eles fazem e por que evitá-los:

Altamente alérgicos, os alimentos remosos facilitam inflamações

Os remosos, também chamados de “carregados” são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório, pois seu efeito pode causar complicações nos pontos e na recuperação.

Se você possui alguma ferida ou corte, com certeza deve evitar esse tipo de comida, porque ela pode agravar o quadro. Os alimentos remosos também estão frequentemente relacionados com obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, são considerados altamente alérgicos.

Quais são os alimentos remosos?

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos. Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

Como substituir os alimentos remosos e manter uma alimentação saudável?

As gorduras não precisam ser eliminadas por completo da sua vida. Oleaginosas e peixes gordurosos farão a substituição de maneira equilibrada e saudável, principalmente pela grande quantidade de ômega 3 que possuem. Diminua também o consumo de açúcar refinado, utilizando em seu lugar o açúcar mascavo ou o demerara. Substitua também o chocolate ao leite, rico em gordura, pelo amargo ou meio amargo. Risque a farinha de trigo, que é um carboidrato refinado, e inclua na dieta a farinha integral ou de aveia. Por fim, não se esqueça de manter uma dieta balanceada rica em vegetais, legumes e frutas.