Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alérgico ou intolerante a peixe? Veja substitutos para pratos com o ingrediente
Guia Culinário 08/10/2018

Alérgico ou intolerante a peixe? Veja substitutos para pratos com o ingrediente

Por ser uma carne magra, o peixe é muito indicado para a dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável e mais leve – além de também ser fonte de ômega 3, nutriente essencial para a saúde do coração. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, você sabia que algumas pessoas têm alergia ou intolerância a esse alimento? E nesses casos, é claro, é preciso evitar qualquer receita em que ele apareça – como é o caso do pirão, da moqueca e da caldeirada, três pratos típicos que contam com o peixe como ingrediente principal.

Mas, como sempre é possível fazer substituições na cozinha, alérgicos e intolerantes não precisam deixar essas iguarias de lado: basta pensar em alternativas para o lugar do peixe que garantam um sabor tão delicioso quanto o das versões originais. Conheça 3 opções:

1. Pirão de legumes ou de frango

Prato típico da culinária brasileira, o pirão é resultado da mistura da farinha de mandioca com o caldo do peixe. Embora possa ser feito com qualquer tipo de carne, a versão que conta com o alimento é uma das mais populares e apreciadas por aqui.

Mas, para os intolerantes e alérgicos que não querem ficar sem consumir esse delicioso prato, a melhor opção é substituir o peixe pelo frango, por exemplo – que também é uma carne magra e faz muito bem para a saúde do cérebro. Outra dica supersaudável é fazer o pirão com legumes! Para isso, basta acrescentar à mistura com farinha de mandioca um pouco de caldo de galinha, batata e cenoura.

2. Moqueca de frango

Outro prato que leva peixe e faz muito sucesso entre os brasileiros é a moqueca. Sua origem até hoje não tem consenso: enquanto alguns afirmam que ela surgiu no Espírito Santo, outros acreditam que ela é um prato típico da Bahia. Mas, independentemente de onde tenha surgido, o que se sabe é que seu sabor inconfundível faz muito sucesso na culinária do país – o que a torna uma tentação ainda maior para quem tem intolerância ou alergia ao seu ingrediente principal, o peixe.

No entanto, pensando nas substituições, uma receita perfeita para esses casos é a que conta com frango e palmito no lugar da carne magra tradicional. E mesmo sem ter a concentração de ômega 3 do peixe, essa versão da moqueca também ajuda a prevenir problemas ligados ao coração por ter baixo teor de colesterol.

3. Caldeirada de legumes e verduras ou cabrito

Bem parecida com a moqueca, o prato típico conhecido como caldeirada se diferencia por adicionar frutos do mar – como lula e mexilhão, por exemplo – à mistura de peixe com azeite de dendê, óleo de coco e outros ingredientes para um tempero a mais. Mas, por ser proibida para os intolerantes e alérgicos, também existem versões diferentes para ninguém precisar abrir mão do prato.

Em uma delas, o segredo é substituir o peixe e os frutos do mar por legumes e verduras – como couve-flor, batata, salsa, cenoura e qualquer outro da sua preferência. Já para quem sente falta de uma carne na receita, uma boa pedida é recorrer ao cabrito, que é considerado a carne vermelha mais saudável do mundo.