Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Água com quiabo é boa para a diabetes? Por que tomar cuidado com o seu consumo
Guia Culinário 07/08/2019

Água com quiabo é boa para a diabetes? Por que tomar cuidado com o seu consumo

Se você resolveu ler esta matéria é bem possível que possua diabetes e esteja interessado em saber se água com quiabo pode realmente melhorar a sua vida. Antes de mais nada é preciso ressaltar que nenhum alimento, seja esse ou qualquer outro, acaba de vez com a diabetes, já que essa doença não possui cura. Ainda assim, há alguns ingredientes que realmente podem ser benéficos para quem tem um corpo que não produz insulina. Então se você quer saber se a combinação de água com quiabo se enquadra nessa categoria, é só continuar lendo!

As características da diabetes

Antes de entender o que pode ou não melhorar a diabetes é preciso compreender como essa doença atua no corpo de quem a tem. Diabéticos são aqueles cujo pâncreas não produz insulina ou a fornece em quantidades baixas demais para suprir as necessidades do corpo. O problema é que esse hormônio é o responsável por metabolizar a glicose – e, com ele sendo total ou praticamente inexistente no organismo, as taxas de açúcar sobem muito. E é justamente por isso que diabéticos não podem consumir doce, já que os níveis de glicose no sangue atingiriam níveis muito elevados.

Quiabo na prevenção na diabetes

Ok, já entendemos o que é a diabetes, então é hora de compreender se o quiabo realmente pode fazer alguma diferença na vida de quem tem a doença. A resposta é: sim! Mas calma que não é tão simples como parece. Em primeiro lugar, a baba do quiabo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e, com isso, seu consumo é muito indicado para diabéticos.

Isso não significa que o alimento deva estar presente todos os dias nas refeições de pessoas que possuem essa dieta sem açúcar! Outros também cumprem muito bem essa função. A batata yacon, por exemplo, ajuda no controle da glicemia para quem tem diabetes tipo 2. Já a linhaça e a canela melhoram a produção de insulina. Por isso, o quiabo pode sim ser um ótimo aliado, mas ele não é milagroso e nem deve ser o único alimento presente no seu prato, ok?

Como surgiu o mito da água com quiabo?

Ok, mas e quanto à água com quiabo? Pode acreditar: acrescentar água nesse legume não vai criar um remédio tão poderoso que irá substituir os que você já toma para controlar a doença. A grande questão é que, em 2013, um grupo de jovens ficou famoso por ganhar um concurso de inventores ao sugerirem a água com quiabo para o controle da diabetes. A ideia seria cortar as pontas de dois quiabos, cortá-los ao meio e deixá-los em um copo d’água. Com isso, sua baba (boa para controlar o açúcar no sangue, lembra?) iria sair e isso serviria como uma forma simples e acessível para controlar a diabetes.

O problema é que muitas pessoas viram no experimento uma fórmula mágica para curar a doença, como se o seu consumo diário pudesse substituir a inserção de insulina no corpo. Como nós já mencionamos antes, a diabetes não têm cura, mas é possível viver de forma saudável com ela. Para isso, opte sempre por uma alimentação balanceada e livre de açúcar. E não se esqueça de consultar com frequência um nutricionista para ter certeza que suas taxas estão boas e que você está se alimentando de forma correta.