Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 opções de café da manhã nordestino que são deliciosas e nutritivas
Guia Culinário 14/04/2021

6 opções de café da manhã nordestino que são deliciosas e nutritivas

A culinária nordestina é uma das mais ricas e apreciadas do Brasil, e com razão: os quitutes da região Nordeste possuem um sabor único, com direito a muito tempero, ingredientes especiais e gostinho de comida de vó. Se você também é fã dessa culinária, mas não tem o menor talento para fazer acarajé e vatapá, não tem problema! Você pode trazer o Nordeste até à sua mesa com deliciosas (e nutritivas!) opções de café da manhã nordestino. Confira algumas delícias para aproveitar no desjejum e os benefícios de cada prato.

1. Cuscuz nordestino

O cuscuz é um dos pratos mais populares e famosos da culinária nordestina. Ele é feito de farinha de flocos de milho e pode ser tanto doce quanto salgado, sendo uma opção superversátil. Uma boa dica é usar uma panelinha própria para cuscuz para garantir que ele fique bem firme. Entre seus benefícios, estão a vitamina A e B1, que favorecem o sistema nervoso e o ácido fólico, substância boa para as gestantes e que melhora a saúde cardíaca. Também é rico em selênio e potássio.

2. Curau

As receitas com milho são abundantes na cozinha nordestina, e com o curau não é diferente. Ele é um creme doce delicioso, geralmente temperado com canela, e seu preparo ideal é na panela de pressão. Sua matéria-prima é o milho, que é antioxidante, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce. Além disso, é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, e em minerais, como magnésio e fósforo, que melhoram a saúde cardiovascular.

3. Queijo coalho

No Sudeste, ele é muito comum no churrasco. Mas no Nordeste, ele é bom mesmo no café da manhã! O queijo coalho é uma iguaria deliciosa e que, pasmem, é muito nutritiva! Ele pode ser assado ou tostado e é bem fácil de fazer. O queijo coalho é rico em antioxidantes, cálcio e zinco, que além de fortalecerem o sistema imune, também melhoram a saúde de ossos e dentes.

4. Banana cozida

A banana cozida é outro prato que não pode faltar na mesa do desjejum nordestino. Ela é feita geralmente com banana-da-terra e é cozida com casca mesmo, tornando-se uma sobremesa bem docinha e fácil de fazer. A banana-da-terra é rica em potássio, que deixa os músculos mais fortes, além de contar com vitaminas A e C.

5. Mandioca

Macaxeira, aipim, mandioca… Todos esses nomes se referem a esse ingrediente delicioso e nutritivo que cai bem em qualquer hora do dia, inclusive no café da manhã, já que pode ser servido cozido ou até mesmo assado. A mandioca é rica em vitamina C, que previne doenças como gripes e resfriados, e cálcio, que fortalece ossos e dentes. O aipim também melhora o humor e espanta o estresse.

6. Tapioca

A tapioca também é um prato tipicamente nordestino, apesar de ser muito popular no Sudeste. Prática e rápida de fazer, já que para prepará-la basta ter a goma e uma frigideira, ela é também muito versátil: pode ser recheada com doces e salgados ou até mesmo consumida pura. A tapioca não exige gordura, tem baixo teor de sódio e é uma opção saudável para quem não pode consumir glúten, como celíacos.