10 alimentos fontes de selênio: descubra como esse mineral pode prevenir doenças

O ovo é um dos alimentos fontes de selênio. Esse mineral é importante para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças
O ovo é um dos alimentos fontes de selênio. Esse mineral é importante para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças
Patrícia Bertoni Brotherhood

Consultor:

Patrícia Bertoni Brotherhood

Formada em Nutrição pela UNIRIO, é especializada em Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos

Você sabe quais são os benefícios do selênio para a sua alimentação? Embora não seja tão popular, como o ferro e o cálcio, por exemplo, esse mineral também é de extrema importância para o nosso organismo, principalmente, em relação às defesas do corpo contra gripes, resfriados e outras enfermidades. Saiba os alimentos que nós podemos garantir boas quantidades de selênio no dia a dia e descubra mais vantagens desse nutriente para a saúde.

Presente nos mais diversos alimentos, animais e vegetais, o selênio é um nutriente perfeito para ajudar a equilibrar o organismo, melhorar nosso sistema imunológico, além de reduzir os níveis de estresse no dia a dia. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, o mineral ainda pode atuar na prevenção do câncer, tornando-o fundamental para a saúde:

"O selênio participa de diversas funções metabólicas, no metabolismo da tireoide, detoxifica metais pesados, atua na fertilidade masculina, na imunidade e tem relação com prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, mas, a sua mais conhecida importância é devido sua ação antioxidante", explica a nutricionista que destaca quais são as maiores fontes de selênio para nossa alimentação. Confira!

Quais são as principais fontes alimentares de selênio?

1 - Castanha do Pará: A maior fonte de selênio para nossa alimentação é essa oleaginosa. Com cerca de 500 mcg de selênio em sua composição, a castanha se torna poderosa nas propriedades antioxidantes, retardando as ações dos radicais livres e, assim, prevenindo doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e o câncer de próstata e de mama, por exemplo.

2 - Sementes de girassol: Além do selênio, essas sementes são fontes de vitamina E, nutriente importante para a fertilidade feminina e para as gestante, já que ajuda na formação do feto. Também é rica em fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do trato intestinal, para proporcionar saciedade e favorecer a digestão.

3 - Carnes: Seja bovina ou de aves, as carnes são fontes de selênio para o organismo. O frango fornece 7 mcg a cada 100g e as bovinas, 3 mcg. Além do mineral, as carnes são boas fontes de proteínas para nosso organismo e ajudam na síntese dos músculos e no funcionamento de todo o corpo.

4 - Ovos orgânicos: Presente tanto na clara quanto na gema, o selênio encontrado nos ovos também ajuda a aumentar a fertilidade masculina e possui efeito desintoxicante no corpo, eliminando assim os metais pesados e ajudando na absorção de outros nutrientes dos alimentos.

5 - Atum: Rico no mineral mas também em vitaminas do complexo B e ômega 3, o atum é um alimento essencial para o bem-estar. Suas propriedades ajudam na saúde do sistema nervoso central, diminui o estresse, previne a depressão e controla os níveis de ansiedade, melhorando a qualidade de vida.

6 - Bacalhau: O prato certo da Semana Santa, deve estar presente em mais momentos da nossa vida. Ele é cheio de propriedades nutricionais que melhoram o funcionamento do corpo e também possui pouquíssimas calorias, sendo indicado para quem segue uma alimentação saudável e precisa diminuir as medidas.

7 - Feijão: Encontrado quase que diariamente nos pratos dos brasileiros, o feijão ajuda a melhorar o sistema imunológico e também atua na prevenção da anemia, já que, além do selênio, o alimento é rico em ferro, outro mineral essencial para o nosso bem-estar e equilíbrio das funções do organismo.

8 - Queijo: Você sabia que uma fatia de queijo pode conter até 3 microgramas de selênio? Seja queijo minas, prato, cottage ou qualquer outro, eles vão ajudar a melhorar o funções metabólicas e aumentar o valor nutricional da sua refeição. O que vale levar em consideração é a quantidade de calorias que o queijo escolhido vai trazer, por isso, prefira os queijos brancos, que são mais magros e indicados para um plano alimentar.

9 - Pão integral: Não só no pão, como nas torradas, arroz e bolos que levam a farinha de trigo integral em sua composição, será possível encontrar níveis de selênio. Esses alimentos também são fontes de fibras alimentares, bem como outros minerais que ajudam a tornar o organismo saudável.

10 - Aveia: Altamente nutritiva, a aveia ajuda no controle dos níveis de colesterol, atuando assim na prevenção das doenças cardiovasculares. Também é rica em fibras alimentares que protegem o intestino, favorecem a digestão e previnem a prisão de ventre.

Receitas:
Queijo
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