Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 vegetais amargos que você precisa experimentar
Guia Culinário 07/05/2021

5 vegetais amargos que você precisa experimentar

Alimentos amargos costumam ser apreciados por quem tem o paladar bem seletivo e diferenciado. Apesar de muita gente torcer o nariz, entretanto, muitos legumes e verduras com o sabor mais apurado e intenso possuem diversos benefícios para a saúde e que valem a pena experimentar. Saiba um pouco mais sobre vegetais amargos que podem acrescentar e muito no seu prato!

1. Rúcula é boa para ossos e dentes

Entre os alimentos amargos, exemplos não faltam, e a rúcula é um deles. Essa folha escura não só faz bem para a nossa saúde como também é rica em vitamina K, que contribui muito para a saúde e fortalecimento de ossos e dentes. O vegetal também é bom para os olhos (graças aos carotenóides), melhora a imunidade por sua concentração de vitamina C e faz bem para a digestão. Por fim, a rúcula também ajuda a prevenir problemas cardíacos.

2. Almeirão faz bem para saúde dos olhos

O almeirão é outro vegetal verde-escuro, mas talvez não seja um alimento amargo tão famoso. Se você ainda não experimentou, porém, deveria! Essa folha é rica em vitaminas do complexo B, sendo ótima para o cérebro e para a musculatura (devido às vitaminas B1 e B3) e para a saúde da visão e dos olhos (função da vitamina B2). O almeirão também é rico em fibras, aumentando a sensação de saciedade.

3. Alcachofra é amiga dos diabéticos

A alcachofra é uma flor de sabor bem característico e visual muito interessante, mas também é recheada de nutrientes. Entre os benefícios da alcachofra estão a boa digestão e a ajuda no emagrecimento saudável. O vegetal amargo também é um grande amigo de quem possui diabetes, pois sua alta concentração de fibras diminui os níveis glicêmicos no sangue. Ela também é ótima para regular o colesterol e a pressão arterial.

4. Berinjela tem função antioxidante

Esse vegetal é um queridinho de muita gente, mesmo sendo considerado amargo. Superversátil, a berinjela também pode trazer diversos benefícios na sua alimentação. Como é antioxidante, ela previne doenças e o envelhecimento precoce, melhorando a saúde como um todo, inclusive da pele. Também é rica em vitaminas do complexo B e minerais, vitamina C e fibras, auxiliando no processo digestivo e de emagrecimento.

5. Alcaparra é boa para cólicas menstruais

Famoso vegetal mediterrâneo e muito consumido em conserva, a alcaparra é muito saudável! Ela possui função diurética, além de ser vermífuga, antisséptica e antiespasmódica – por isso, é uma ótima alternativa nos dias de cólicas menstruais. Ela também é rica em cálcio, fortalecendo ossos e dentes, e, graças à sua grande concentração de fibras, faz bem para regular o trânsito intestinal e ajuda quem tem prisão de ventre.