Rica em cálcio: Aproveite o poder das alcaparras na alimentação

Por serem uma excelente fonte de cálcio, as alcaparras contribuem para o fortalecimento e a formação dos ossos
Por serem uma excelente fonte de cálcio, as alcaparras contribuem para o fortalecimento e a formação dos ossos
Erika Christina  Carvalho dos Santos

Consultor:

Erika Christina Carvalho dos Santos

Formada em Nutrição pela UNIP (Universidade Paulista), é mestre em Biotecnologia de Alimentos pela Universidade de Jaén (Espanha) e especialista em Alimentos Funcionais, Nutrição Esportiva e Nutrição Infantil também pela Universidade de Jaén

Apesar de não ser muito comum no Brasil, pois o clima do país não permite o plantio ideal, as alcaparras merecem um esforço a mais de todo brasileiro em busca de um alimento poderoso para a saúde. Presentes na dieta mediterrânica, as alcaparras - além de possuírem diversos nutrientes - são um dos mais saborosos temperos para pratos compostos por peixes, carnes suaves e saladas.

Um dos grandes diferenciais que as alcaparras possuem nutricionalmente é a sua quantidade de cálcio, mineral importante para o fortalecimento e formação dos ossos. O botão de sua folha possui mais cálcio do que qualquer outro alimento, inclusive o leite de vaca. De acordo com a nutricionista Erika Carvalho, especialista em nutrição funcional, as alcaparras podem ser inseridas numa dieta para ajudar pessoas com osteoporose, doença causada pela falta da substância e que atormenta, principalmente, os idosos.

"A partir da fase adulta, a pessoa não precisa mais consumir leite. Há diversos alimentos que oferecem o cálcio necessário para o corpo e são nutricionalmente muito saudáveis, como as alcaparras. Elas são grandes fontes de cálcio e magnésio, o que potencializam à absorção do organismo. Por conta desses nutrientes é um importante alimento para o tratamento da osteoporose, por exemplo", declarou a nutricionista.

Benefícios das alcaparras em nossa alimentação

Gastronômica – Diferentemente da maioria dos temperos, as alcaparras permanecem com seu aroma e sabor depois do cozimento, e combinam muito bem com cebola e azeitonas para caracterizar pratos mediterrâneos. Costuma-se fazer receitas rápidas, fáceis, que podem ser preparadas com antecedência e ficar na geladeira por algum tempo sem estragar.

Para uma dieta de substituição ao leite, um bom prato com equivalência nutricional consiste em unir, por exemplo, as proteínas de um saboroso filé de truta com o cálcio do molho de alcaparras.

Medicinal – São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga. Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal.

Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico (um tipo de triglicerídeo importante para a nossa saúde), que estimula o apetite e auxilia na digestão. Além do cálcio, os botões de suas folhas são ricos em ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides.

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