Rica em cálcio: Aproveite o poder das alcaparras na alimentação

As alcaparras são ricas em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides
As alcaparras são ricas em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides

Apesar de não ser muito comum no Brasil, pois o clima do país não permite o plantio ideal, as alcaparras merecem um esforço a mais de todo brasileiro em busca de um alimento poderoso para a saúde. Muito presente na dieta mediterrânica, as alcaparras, além de seus diversos nutrientes, são dos mais saborosos temperos para pratos compostos por peixes, carnes suaves e saladas.

Um dos grandes diferenciais que as alcaparras possuem nutricionalmente é a sua quantidade de cálcio, mineral importante para o fortalecimento e formação dos ossos. O botão de sua folha possui mais cálcio do que qualquer outro alimento, inclusive, o leite de vaca. De acordo com a nutricionista Érika Carvalho, especialista em nutrição funcional, as alcaparras podem ser inseridas numa dieta para ajudar pessoas com osteoporose, doença causada pela falta da substância e que atormenta, principalmente, idosos.

"A partir da fase adulta, a pessoa não precisa mais consumir leite. Há diversos alimentos que oferecem o cálcio necessário para o corpo e são nutricionalmente muito saudáveis, como as alcaparras. Elas são grandes fontes de cálcio e magnésio, o que potencializam à absorção do organismo. Por conta desses nutrientes é um importante alimento para o tratamento da osteoporose, por exemplo", declarou a nutricionista.

Benefícios das alcaparras em nossa alimentação

Gastronômica – Diferentemente da maioria dos temperos, as alcaparras permanecem com seu aroma e sabor depois do cozimento, e combinam muito bem com cebola e azeitonas para caracterizar pratos mediterrâneos. Costuma-se fazer receitas rápidas, fáceis, que podem ser preparadas com antecedência e ficar na geladeira por algum tempo sem estragar.

Para uma dieta de substituição ao leite, um bom prato nutricionalmente equivalente é unir, por exemplo, as proteínas de um saboroso filé de truta com o cálcio do molho de alcaparras.

Medicinal – São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga. Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal.

Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão. Além do cálcio, os botões de suas folhas são ricos em ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides.

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