Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 tipos de castanha para consumir de forma variada
Guia Culinário 09/03/2021

5 tipos de castanha para consumir de forma variada

Comer oleaginosas em pequenas porções diariamente faz bem para a saúde do coração, do cérebro e ajuda a prevenir uma série de doenças (como câncer, Alzheimer e outros problemas cognitivos). As castanhas, em especial, são frutos secos altamente nutritivos – ricos em gorduras poli-insaturadas, vitaminas e minerais indispensáveis para a saúde. Por isso, inclusive, uma boa dica é sempre variar no seu consumo. Para te incentivar, nós preparamos uma lista com 5 tipos de castanhas que podem ser incluídas na dieta. Confira!

1. Castanha-de-caju tem alto teor de gorduras boas e minerais

Rica em gorduras monoinsaturadas – que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares -, a castanha-de-caju é um tipo de fruto, proveniente do cajueiro, que pode render uma série de receitas (saladas, molhos, bolos, biscoitos e farofas). Além de saborosa, essa castanha tem alto teor de ferro, fósforo, zinco, magnésio e agentes antioxidantes (tais como a vitamina C), que fortalecem a imunidade e o sistema ósseo. Outro ponto importante da castanha-de-caju é que ela fornece diversas vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3, B6 e B9), que são indispensáveis para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso como um todo.

2. Castanha-do-pará é fonte de selênio, flavonoides e compostos fenólicos

A castanha-do-pará, para quem não sabe, é a semente proveniente da castanheira-do-Brasil (árvore amazônica de grande porte). Além de versátil na cozinha – usada no preparo de bolos, tortas e cookies – essa castanha é altamente nutritiva e contém ainda mais gorduras poli-insaturadas (benéficas) que a de caju.

Outro diferencial da castanha-do-pará é que ela possui um alto teor de selênio – mineral com ação antioxidante, que previne doenças cardiovasculares e neurológicas. Além disso, ela é fonte de fibras alimentares, vitamina E, flavonoides e diferentes compostos fenólicos que fazem bem para a saúde da pele e do sistema imunológico.

3. Pistache é rico em fibras, potássio, vitaminas do complexo B e K

Assim como as outras castanhas, o pistache é um tipo de fruto nutritivo que fornece uma grande quantidade de fibras e agentes antioxidantes. Originário da Ásia, ele é muito usado no preparo de doces – como sorvetes, shakes, pudins e tortas – e também pode ser consumido in natura, em pequenas porções. Rica em potássio, magnésio, fósforo, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e K, essa oleaginosa tem forte ação antioxidante, garante mais saciedade e faz bem para a saúde do cérebro, coração e do sistema digestivo.

4. Amêndoa é fonte importante de cálcio, magnésio e gorduras boas

Rica em fibras, gorduras boas (como o ômega 3) e diferentes minerais, a amêndoa é um tipo de oleaginosa (fruto da amendoeira) bem versátil e nutritiva – usada para incrementar iogurtes, smoothies e até para o preparo de leites vegetais. Por conter um alto teor de cálcio e magnésio, ela faz bem para a saúde dos ossos e músculos. Além disso, ela tem alto teor de fibras, zinco, vitaminas do complexo B, E e compostos antioxidantes que ajudam a manter o organismo em equilíbrio e bom funcionamento.

5. Macadâmia é um fruto originário da Austrália rico em vitaminas e minerais

Originária da Austrália, a macadâmia é um tipo de fruto seco, pertencente ao grupo das oleaginosas, que faz muito bem à saúde. Rica em cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A e do complexo B, ela ajuda a manter a saúde do cérebro, do coração e fortalece bastante a imunidade. Além disso, assim como outros tipos de oleaginosas, ela fornece uma boa quantidade de gorduras boas – necessárias para o controle do colesterol.

Outras oleaginosas benéficas para a saúde: nozes, amendoins e avelãs.