Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fonte de energia: Invista no pistache e tenha mais disposição no dia a dia!
Guia Culinário 30/10/2015

Fonte de energia: Invista no pistache e tenha mais disposição no dia a dia!

Você sabia que o pistache, geralmente encontrado em bandejas de petiscos de Natal, guarda muitos nutrientes? Riquíssima fonte de energia, ela é uma das oleaginosas que mais contém fibras para deixar o nosso organismo mais forte, gerando ânimo e disposição para o dia a dia! Saiba mais sobre esse alimento funcional que beneficia intensamente o corpo e a mente.

O pistache tem, em sua composição, muita proteína, vitaminas, sais minerais e gorduras – essa em um quantidade menor do que as das frutas secas, por exemplo. Em relação às fibras alimentares, o ingrediente possui, em uma porção simples, mais fibras do que meia xícara de espinafre ou de brócolis.

Fonte de energia para atletas

Segundo a nutricionista Adriana Ávila, a principal propriedade do pistache é a de fornecedor de energia, proveniente da gordura assim como do carboidrato, para repor a energia gasta no exercício. Essa alta capacidade energética faz do fruto um alimento ideal para que faz exercícios físicos. O fruto também oferece grande quantidade de cálcio, o que auxilia na formação e fortificação dos ossos, além do fósforo e zinco, minerais que combatem a fadiga muscular.

Combustível e proteção para o cérebro

Bom para o corpo, bom para a mente! O pistache oferece minerais e vitaminas que participam da formação de neurotransmissores como a serotonina, por exemplo, trazendo uma sensação de bem-estar, e outros nutrientes que são essenciais para manter nossas funções cerebrais equilibradas.

“Proteína vegetal, fibras, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio, vitamina B6, vitamina A e vitamina E são alguns dos nutrientes encontrados no pistache. A vitamina E é um importante antioxidante que combate os radicais livres, participa das membranas das células nervosas e dos hormônios sexuais”, enfatiza a Dra. Adriana.

Para quem exercita muito o cérebro, como estudantes em época de vestibular, a quantidade de energia fornecida pelo fruto atua repondo a energia gasta no raciocínio. Segundo a profissional, ainda tem a vitamina B6 que interfere na manutenção do humor e o zinco, que evita a exaustão mental.

Ajuda a prevenir diversas doenças

O pistache é considerado um alimento adequado para prevenção de várias doenças, se consumido de forma regular e equilibrada. A ingestão constante do fruto atua na prevenção do câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Uma dieta com pistaches fornece proteção contra o câncer de pulmão, segundo uma pesquisa apresentada pela Associação Americana de Pesquisa de Câncer. Cientistas alegam que o responsável por isso é o concentrado teor de um tipo de vitamina E, o gamma-tocopherol. Além disso, o fruto pode auxiliar na luta contra a disfunção erétil, como informou um estudo publicado no Journal of Impotence Research.

Alguns cuidados para o consumo de pistache

Antes de adicionar o pistache à dieta é preciso tomar alguns cuidados, entre eles está a observação do valor calórico do fruto, que se consumido sem moderação pode acabar adicionando quilos a mais na balança. “A quantidade adequada para o consumo diário do pistache deve ser é de até 30 gramas ao dia, o que fornece um total de aproximadamente 170kcal”, revela Adriana Ávila.

Outra precaução está na hora do consumo. Para não perder a mão na hora de comer, a especialista aconselha: “Pegar já a quantidade que devemos comer e não o pote ou pacote inteiros, pois assim fica mais fácil se controlar”.

Pessoas com algumas doenças precisam estar atentas, pois algumas não devem consumir o fruto e precisam de orientação profissional. “Quem estiver com diarreia ou quem tem algum problema na vesícula não deve consumir o pistache, pois ele tem muita gordura. Nesse caso não é só o pistache, mas as outras oleaginosas também, como nozes, castanha, amêndoa, avelã, macadâmia e etc”, finaliza a profissional.