Mix de oleaginosas: Amêndoas, nozes e castanhas juntas! Quais são os benefícios?

Perfeito para petiscar na hora que a fome aperta, o mix de oleaginosas é uma fonte incrível de nutrientes para a nossa alimentação
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Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Faveni.

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Castanhas, nozes, amêndoas, pistache... Todas juntas e misturadas, que tal? Esse é o "mix" de oleaginosas, tão perfeito para lanches e aperitivos em diversos momentos do dia. Além do sabor, que satisfaz até os paladares mais criteriosos, a união desses ingredientes torna o alimento um aliado incrível para a saúde! Descubra os benefícios dessa sinergia alimentar e conheça as melhores formas para consumir essa delícia em uma rotina equilibrada!

Associadas a grandes benefícios para a saúde - as oleaginosas são fontes importantes de ômega 3 - quando misturadas, os seus nutrientes potencializam ainda mais. Tanto é verdade que constantes estudos da área alimentar destacam a eficácia desse combo para a saúde cardiovascular, atuando diretamente na redução do colesterol ruim, o LDL e no aumento do bom, HDL.

Corpo fechado: Oleaginosas protegem o nosso sistema imunológico!

Além disso, as oleaginosas são ricas em agentes antioxidantes que contribuem com a prevenção das ações dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, esses alimentos também podem ajudar na circulação sanguínea e na prevenção do câncer:

"As oleaginosas são fontes de ácidos graxos insaturados e possuem propriedades anti-inflamatórias (reduz o processo de inflamação, uma vez que diminui a produção de substâncias que estimulam a inflamação), antitrombóticas (previne a formação de trombos, que podem causar infarto, AVC), hipolipidêmicas (diminui os níveis de colesterol). Também são ricas em magnésio, que possui propriedade anti-arrítmica, ajudando no controle dos batimentos cardíacos)", detalha a nutricionista.

As oleaginosas em uma alimentação saudável: Como utilizar no dia a dia?

Perfeitas para compor os mais variados cardápios, as oleaginosas caem super bem com saladas, molhos e iogurtes, trazendo crocância, nutrientes e muito sabor para a nossa alimentação.

Outra forma extremamente benéfica para consumo, é a porção in natura. Prática e de rápido aproveitamento, você pode separar um mix de oleaginosas e deixar na sua bolsa para aquelas situações de fome urgente, na rua ou durante o trabalho. Não demandam tempo e não precisa de utensílios para comer.

Oleaginosas e as frutas secas: Uma combinação potente para seu corpo!

Para acrescentar mais benefícios e desfrutar de uma alimentação mais saudável, que tal incluir as frutas secas no mix de oleaginosas? Além de uma combinação altamente nutritiva, as ameixas, damascos, tâmaras, uva passas e tantas outras frutas secas encontradas, ajudam a tornar o lanche rico em fibras alimentares e outros nutrientes importantes para o nosso bem-estar e a saúde do organismo.

Por conservarem as substâncias das frutas, esses alimentos são ricos em vitaminas A, do complexo B e C, e de minerais como potássio, ferro, magnésio e cálcio, que ajudam a proporcionar cabelos e unhas saudáveis, fortalecem o coração, atuam na prevenção da anemia, garante um bom funcionamento do intestino e favorecem o sistema imunológico, diminuindo os riscos dos mais diversos tipos de doenças.

Consumo indicado - De acordo com a recomendação da Dra. Carine Rodrigues, as oleaginosas devem ser consumidas com moderação, aproximadamente 30g ao dia: " Esse consumo se dá por serem ricas em gordura e possuírem alta densidade calórica. Além disso, pessoas que possuem alergia às oleaginosas não devem consumir", alerta a nutricionista.

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