Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 pimentas de pouca ardência para quem quer se acostumar com o sabor picante
Guia Culinário 17/01/2019

5 pimentas de pouca ardência para quem quer se acostumar com o sabor picante

Por mais que o sabor picante da pimenta assuste muita gente, há uma quantidade enorme de pessoas que ama o condimento e faz de tudo para colocá-lo em todos os pratos possíveis. Na verdade, a maior parte daqueles que apreciam uma boa pimenta também já tiveram receio de comer esse tempero, mas persistiram e pegaram gosto. O segredo é começar com as pimentas menos ardidas para ver se assim consegue se acostumar com esse tipo de sabor. Quer tentar também? Então conheça as pimentas ideais para quem ainda não está habituado ao paladar picante:

Pimenta biquinho é ideal para quem quer começar no mundo da culinária picante

Para começar, a opção mais indicada é a pimenta biquinho, que possui um nível de ardor bem baixo. Por conta disso, pode ser consumida de diferentes formas, seja em conserva ou in natura. Também pode ser utilizada na decoração de pratos e para temperar molhos, saladas, aperitivos, vinagrete, carnes e peixes.

Pimenta do reino tem ardência leve e é muito versátil

De origem indiana, a pimenta do reino também é, no geral, leve em termos de ardência. Também é uma pimenta muito versátil, pois pode ser utilizada em pratos variados, ajudando a realçar o sabor dos mesmos. Além disso, é conhecida por ser benéfica à saúde, já que possui propriedades anti-inflamatórias e favorece tanto a digestão e quanto a circulação sanguínea.

Brasileira, pimenta rosa é opção de ardência leve misturada com sabor adocicado

A pimenta rosa é outra opção leve que chama atenção por misturar uma ardência sutil com um sabor adocicado. Original do Brasil, ela é, na verdade, a semente de uma árvore (aroeira). De aparência delicada, também é muito utilizada para decorar pratos. Assim como a pimenta do reino, possui propriedades benéficas para a saúde. É apontada como auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer.

Pimenta dedo-de-moça é uma opção para os iniciantes que querem dar um pequeno passo além

Se você provou pelo menos uma das três pimentas anteriores, curtiu o sabor levemente ardido e quer elevar sua experiência com algo um pouco mais picante, tente a sorte com a pimenta dedo-de-moça. De ardor leve, se encaminhando para o moderado, ela é muito conhecida no Brasil. Pode ser usada em diversas situações, como em molhos, saladas, no preparo de carnes bovinas, aves, frutos do mar, para temperar feijão etc.

Pimenta jalapeño é muito usada na culinária mexicana

A pimenta jalapeño é muito tradicional no México, seu país de origem. É peça fundamental no preparo de pratos locais típicos, como nachos, burritos e tacos, que, inclusive, são muito consumidos também nos Estados Unidos. Seu nível de ardência é semelhante ao da pimenta dedo-de-moça, ou seja, é mediano. É uma opção interessante para quem começou a comer pimenta há pouco tempo e está querendo experimentar aos poucos sabores mais desafiadores.