Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 20/07/2022

5 benefícios do iogurte natural na alimentação do dia a dia

O iogurte natural costuma estar presente na dieta de todo mundo que deseja perder peso ou quer apenas melhorar a saúde. Além de ser um alimento bem versátil, servindo para refeições doces ou salgadas, é uma ótima opção para comer no café da manhã ou em lanches durante a tarde. Apesar de ser relativamente calórico, dependendo da versão escolhida, é ideal para melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Preparado a partir do processo de fermentação do leite, o iogurte natural é um alimento probiótico, já que possui bactérias vivas como Bifidobactérias e Lactobacillus, que, além de serem ricas em nutrientes, melhoram o funcionamento da nossa digestão. Mas os benefícios do iogurte natural não param por aí! Veja 5 razões para adicioná-lo à sua alimentação do dia a dia.

1 – Iogurte natural: benefícios para os seus ossos, músculos e dentes

O iogurte é fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitamina D. Por conta disso, entre os seus inúmeros benefícios, está o fortalecimento da musculatura, ossos, articulações e até dos dentes. O seu consumo, somado a uma rotina de exercícios, o iogurte natural pode ajudar a diminuir dores, além de servir como um ótimo alimento antes do treino.

2 – Consumo regular do iogurte natural ajuda a deixar o coração mais saudável

O iogurte natural é uma excelente fonte para quem está precisando de vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e D. Então, além de fornecer proteínas, cálcio e diversos minerais que contribuem para o funcionamento do nosso organismo, o iogurte natural é muito importante para a saúde do nosso coração ao servir de prevenção para problemas cardíacos, como pressão alta e infarto.

3 – Melhore o sistema digestivo com o iogurte natural

Não é novidade que o consumo diário de iogurte natural contribui para um melhor funcionamento do sistema digestivo. Afinal, ele reestrutura o reservatório de microrganismos da flora intestinal, aumentando a quantidade de bactérias boas que servem para melhorar o processo de digestão. Além disso, ainda elimina os microrganismos que não fazem bem para o nosso corpo.

Apesar de possuírem o mesmos benefícios, é preciso estabelecer as diferenças entre o iogurte integral e o desnatado. O Iogurte Natural Integral Taeq, por exemplo, é um pouco mais gorduroso. Diferente do Iogurte Desnatado Natural Taeq, que possui zero gordura – melhor opção para quem busca emagrecer.

4 – O consumo de iogurte natural é ótimo para fortalecer o cérebro

Como dito anteriormente, o iogurte natural é rico em vitaminas do complexo B, que são muito importantes para a nossa saúde mental e todo sistema nervoso. Assim, o seu consumo regular auxilia no funcionamento dos neurônios, melhora a memória e facilita os processos cognitivos.

5 – Consumir iogurte natural regularmente evita a contração de doenças

Um dos excelentes benefícios do iogurte natural é a sua alta concentração de minerais, como zinco e selênio. Dessa forma é possível regular e ativar as células que compõem o nosso sistema imunológico. Ou seja, quem tem o hábito de tomar iogurte natural todos os dias dificilmente pegará alguma virose, como resfriado ou gripe.