O que são exercícios anaeróbicos e quais seus benefícios

Calistenia é um tipo de exercício anaeróbico em que o aluno faz uso do peso do próprio corpo para impulsioná-lo e gerar força
Calistenia é um tipo de exercício anaeróbico em que o aluno faz uso do peso do próprio corpo para impulsioná-lo e gerar força

Você sabia que as academias estão cheias de exercícios anaeróbicos? Eles fazem parte da rotina de treino de um grande número de pessoas. Talvez você não os reconheça à primeira vista pelo nome, mas certamente você sabe quais são alguns dos tipos de atividades anaeróbicas, como a musculação e o pilates, por exemplo. Preparamos uma explicação bem completa para você descobrir o que são exercícios anaeróbicos e os benefícios de sua prática!

Afinal, o que são exercícios anaeróbicos?

Os exercícios anaeróbicos são atividades de alta intensidade e curta duração que independem do uso de oxigênio para produção de energia. Também chamados anaeróbios, eles são conhecidos por ações ágeis e velozes realizadas a fim de ativar regiões específicas do corpo. O mais importante é gerar essa sensação de "explosão", ou seja, um grande impacto físico que ajuda a alongar, tonificar e fortalecer os músculos.

Benefícios dos exercícios anaeróbicos

1. Auxilia no desenvolvimento de condicionamento físico e resistência muscular

O objetivo dos exercícios anaeróbicos é extrair o máximo de potencial físico possível do indivíduo em um curto período. As ações de explosão ajudam a ativar e fortalecer os músculos e criar resistência corporal a partir de cada exercício. Isso melhora o condicionamento físico como um todo, gerando saúde e equilíbrio para o corpo.

2. Corrige a postura e aumenta a capacidade cardiorrespiratória

Quando executadas do jeito certo, as atividades condicionam os músculos de maneira a corrigir os erros de postura. A respiração também é parte importante desse processo, pois ao respirar corretamente durante a prática, o aluno pode ampliar a capacidade pulmonar e, consequentemente, criar uma maior resistência cardiorrespiratória.

3. Ajuda na perda de peso e acelera o metabolismo

Os treinos de peso ajudam progressivamente na redução de gordura do corpo e na formação de massa muscular magra. Consequentemente, o metabolismo recebe um grande impulsionamento, o que auxilia na manutenção do peso corporal.

4. Estimula a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar

Práticas de atividades físicas no geral estimulam a produção dos chamados hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Além de oferecerem mais disposição ao indivíduo, essas substâncias fortalecem o sistema nervoso e facilitam a comunicação do cérebro com o corpo.

5. Previne doenças e fortalece o sistema imune

Os anaeróbios não fortalecem apenas os músculos, mas também aumentam a densidade dos ossos e criam uma resistência elevada. Isso previne contusões e combate doenças, como artrite e osteoporose. Por oferecer mais saúde ao corpo, a prática ajuda a aumentar a imunidade, o que diminui a incidência de resfriados e viroses.

5 exemplos de exercícios anaeróbicos

1. Musculação

Com treinos personalizados para cada aluno, as atividades são sempre intensas e com séries curtas. Busque evitar erros para potencializar os resultados.

2. Calistenia

Em um treino de calistenia, você usa apenas o peso do corpo em movimentos específicos para criar força e alongar os músculos.

3. Pular corda

Pular corda exige bastante resistência muscular e cardiorrespiratória. Por isso, deve ser realizada de acordo com o nível de condicionamento do praticante, mas é uma boa opção para crianças.

4. Pilates

Qualquer que seja o tipo de pilates, essa é uma atividade física anaeróbica que se concentra no alongamento e fortalecimento dos músculos. Muito bom para desenvolver flexibilidade!

5. Corrida de 100m rasos

O exercício é considerado de alta intensidade e é bem curto. Ajuda a fortalecer a musculatura do corpo e ampliar a capacidade cardiorrespiratória. Depois de algum tempo de treino, é possível aprimorar a técnica e passar a correr mais rápido.

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