Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Movimente-se 17/08/2021

O que são exercícios anaeróbicos e quais seus benefícios

Você sabia que as academias estão cheias de exercícios anaeróbicos? Eles fazem parte da rotina de treino de um grande número de pessoas. Talvez você não os reconheça à primeira vista pelo nome, mas certamente você sabe quais são alguns dos tipos de atividades anaeróbicas, como a musculação e o pilates, por exemplo. Preparamos uma explicação bem completa para você descobrir o que são exercícios anaeróbicos e os benefícios de sua prática!

Afinal, o que são exercícios anaeróbicos?

Os exercícios anaeróbicos são atividades de alta intensidade e curta duração que independem do uso de oxigênio para produção de energia. Também chamados anaeróbios, eles são conhecidos por ações ágeis e velozes realizadas a fim de ativar regiões específicas do corpo. O mais importante é gerar essa sensação de “explosão”, ou seja, um grande impacto físico que ajuda a alongar, tonificar e fortalecer os músculos.

Benefícios dos exercícios anaeróbicos

1. Auxilia no desenvolvimento de condicionamento físico e resistência muscular

O objetivo dos exercícios anaeróbicos é extrair o máximo de potencial físico possível do indivíduo em um curto período. As ações de explosão ajudam a ativar e fortalecer os músculos e criar resistência corporal a partir de cada exercício. Isso melhora o condicionamento físico como um todo, gerando saúde e equilíbrio para o corpo.

2. Corrige a postura e aumenta a capacidade cardiorrespiratória

Quando executadas do jeito certo, as atividades condicionam os músculos de maneira a corrigir os erros de postura. A respiração também é parte importante desse processo, pois ao respirar corretamente durante a prática, o aluno pode ampliar a capacidade pulmonar e, consequentemente, criar uma maior resistência cardiorrespiratória.

3. Ajuda na perda de peso e acelera o metabolismo

Os treinos de peso ajudam progressivamente na redução de gordura do corpo e na formação de massa muscular magra. Consequentemente, o metabolismo recebe um grande impulsionamento, o que auxilia na manutenção do peso corporal.

4. Estimula a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar

Práticas de atividades físicas no geral estimulam a produção dos chamados hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Além de oferecerem mais disposição ao indivíduo, essas substâncias fortalecem o sistema nervoso e facilitam a comunicação do cérebro com o corpo.

5. Previne doenças e fortalece o sistema imune

Os anaeróbios não fortalecem apenas os músculos, mas também aumentam a densidade dos ossos e criam uma resistência elevada. Isso previne contusões e combate doenças, como artrite e osteoporose. Por oferecer mais saúde ao corpo, a prática ajuda a aumentar a imunidade, o que diminui a incidência de resfriados e viroses.

5 exemplos de exercícios anaeróbicos

1. Musculação

Com treinos personalizados para cada aluno, as atividades são sempre intensas e com séries curtas. Busque evitar erros para potencializar os resultados.

2. Calistenia

Em um treino de calistenia, você usa apenas o peso do corpo em movimentos específicos para criar força e alongar os músculos.

3. Pular corda

Pular corda exige bastante resistência muscular e cardiorrespiratória. Por isso, deve ser realizada de acordo com o nível de condicionamento do praticante, mas é uma boa opção para crianças.

4. Pilates

Qualquer que seja o tipo de pilates, essa é uma atividade física anaeróbica que se concentra no alongamento e fortalecimento dos músculos. Muito bom para desenvolver flexibilidade!

5. Corrida de 100m rasos

O exercício é considerado de alta intensidade e é bem curto. Ajuda a fortalecer a musculatura do corpo e ampliar a capacidade cardiorrespiratória. Depois de algum tempo de treino, é possível aprimorar a técnica e passar a correr mais rápido.