Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saúde integral: Conheça 4 benefícios da uva para o corpo!
Guia Culinário 09/07/2015

Saúde integral: Conheça 4 benefícios da uva para o corpo!

Uma das frutas mais produzidas, consumidas e conhecidas do mundo, a uva (em seus mais diversos tipos, cores e tamanhos) não é só muito saborosa, como também um superalimento à saúde, principalmente de crianças. Dona de vários poderes curativos e de prevenção de doenças, o alimento virou razão principal das dietas mais eficazes, as denominadas “dietas da uva”, por isso, o seu consumido diário, logicamente de forma equilibrada, apresenta benefícios indispensáveis ao organismo.

A uva é uma fruta muito popular e, com seu sabor doce e levemente azedo, costuma agradar até os mais criteriosos paladares. Ricas em fibras, elas possuem a capacidade de estimular nosso intestino e “acalmar” a mucosa do estômago, o que a torna um ótimo alimento para pessoas com gastrite. Além disso, elas também são conhecidas por proteger o organismo do câncer. “Ela inibe o crescimento de células cancerígenas e assim, evita o desenvolvimento de tumores, principalmente o câncer de mama, pele, próstata, pulmão e cólon”, disse a nutricionista Giovana Morbi.

Ainda, de acordo com Giovana, outra doença que essa fruta superpoderosa pode prevenir é o mal de Alzheimer, ao proteger as células cerebrais de possíveis danos causados pelo excesso de radicais livres a que somos expostos diariamente, seja pela alimentação, poluição ou excesso de exercícios físicos, por exemplo.

Benefícios do suco de uva

Dentre os derivados dessa fruta, Giovana Morbi destaca o suco de uva integral. De acordo com a nutricionista a bebida oferece diversos benefícios e deve ser incorporado no dia a dia de todas as pessoas já que é rico em substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica (principalmente as uvas verdes). A iguaria também evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que protegerá seu organismo das doenças cardiovasculares.

“Ao tomar o suco diariamente você também manterá sua pressão sob controle e melhorará a circulação sanguínea. Por esse motivo, tomar suco de uva integral e sem açúcar (já é bem doce, graças ao açúcar natural da fruta) ao acordar ou antes de dormir é excelente para a saúde. Antes e depois da atividade física também é bem indicado, pois ao melhorar seu fluxo sanguíneo você facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para as células e dessa forma, aumenta o rendimento durante a atividade e acelera o processo de recuperação”, disse Giovana.

E se você precisa perder alguns quilinhos e reduzir a circunferência abdominal, mais uma vez aposte no suco de uva integral! Segundo estudos, ele reduz a absorção de gordura e estimula o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento, além de diminuir os níveis de colesterol e triglicérides. Um copo (200 ml) do suco de uva integral sem açúcar é suficiente para que você obtenha todos esses benefícios.

Sempre com moderação!

O sabor adocicado das uvas, no entanto, não esconde sua quantidade de carboidratos: ricas em glicose e frutose, açúcar natural da fruta, não é bom exagerar em seu consumo: uma xícara de chá ou um cacho com mais ou menos 10 uvas fornecem em média 70 calorias, quantidade ideal para um lanche ou sobremesa, por exemplo.

Veja mais quatro benefícios da uva para a saúde

Boa para visão: A uva é uma excelente opção para a saúde dos olhos, por causa dos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças, tais como a degeneração macular e a catarata. Estes antioxidantes também impedem o processo de oxidação e perda de visão.

Boa para o coração: As uvas aumentam o nível de óxido nítrico, o que reduz a coagulação do sangue. Seus diversos flavonoides ajudam na redução do processo de oxidação do “mau” colesterol e na proteção das paredes das artérias, causados pelo aumento da pressão arterial.

Boa para a pele: As uvas são fontes de vitamina C, o que as tornam maravilhosas para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes nas uvas defendem o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento, rugas, acne e manchas escuras podem ser prevenidas através do consumo de suco de uva.

Boa para cabeça: A uva é bem conhecida como sendo útil contra a enxaqueca e dores de cabeça, pois facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para essas células. Seu suco pode ser consumido pela manhã para obter o alívio imediato.