Alimentos bons para a visão: Enxergue melhor!

Os olhos não mentem jamais. Muito menos quando o foco, ou, a falta dele, retrata a nossa saúde. Não adianta fingir que não vê, desviar ou fechar o olhar aos maus hábitos, pois, através da visão, os sentidos são mais aguçados e os problemas rapidamente detectados. No mundo saudável, visão e alimentação estão diretamente entrelaçados à quem deseja enxergar a vida de outras maneiras. Alguns alimentos são tão essenciais aos nossos olhos, que não é preciso "ver para crer" a sua real importância no organismo.

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Daniel Barra, do Visão Institutos Oftalmológicos Associados, de Brasília, a alimentação correta está diretamente ligada a fatores imprescindíveis à visão. Segundo ele, dietas restritivas podem comprometer a saúde dos olhos. "As células oculares só se multiplicam e trabalham corretamente se forem bem nutridas. É por isso que a alimentação é tão importante para os olhos. Muitas substâncias não são produzidas pelo corpo, e algumas vitaminas encontradas em alimentos ajudam nesse processo", comentou.

Dicas: Prefira os alimentos ricos em vitaminas A e E, como a cenoura, e com ômega 3, como a linhaça. Alimentos de origem animal trazem a principais vitaminas necessárias para a boa visão, como: fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes, ovos, leite integral e seus produtos gordurosos, como creme de leite e a tradicional manteiga.


A falta dessas vitaminas em nosso organismo pode apresentar problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz), cegueira noturna e queda na resistência do sistema imunológico.

Inclua esses alimentos em seu cardápio


Peixes – Fontes de ácidos graxos, ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea. Com a ingestão desses alimentos, a retina receberá oxigênio, essencial para a saúde dos olhos.


Frutas, legumes e verduras – Os de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve.


Alho e cebola – São ricos e fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Possuem ação contra micróbios e antiviral. Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.


Amoras e cerejas – Assim como o morango, a framboesa e outras frutas vermelhas e roxas são exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonoides. Previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.


Óleo de linhaça – Para combater o chamado "olho seco" este óleo é uma grande arma, pois é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9.


Azeite virgem – Rico em ômega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em proteínas, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos ricos em cálcio, Vitaminas, Alimentos orgânicos, Frutas, Legumes, Vegetais, Carne

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