Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos bons para a visão: Enxergue melhor!
Guia Culinário 24/02/2015

Alimentos bons para a visão: Enxergue melhor!

Os olhos não mentem jamais. Muito menos quando o foco, ou, a falta dele, retrata a nossa saúde. Não adianta fingir que não vê, desviar ou fechar o olhar aos maus hábitos, pois, através da visão, os sentidos são mais aguçados e os problemas rapidamente detectados. No mundo saudável, visão e alimentação estão diretamente entrelaçados à quem deseja enxergar a vida de outras maneiras. Alguns alimentos são tão essenciais aos nossos olhos, que não é preciso “ver para crer” a sua real importância no organismo.

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Daniel Barra, do Visão Institutos Oftalmológicos Associados, de Brasília, a alimentação correta está diretamente ligada a fatores imprescindíveis à visão. Segundo ele, dietas restritivas podem comprometer a saúde dos olhos. “As células oculares só se multiplicam e trabalham corretamente se forem bem nutridas. É por isso que a alimentação é tão importante para os olhos. Muitas substâncias não são produzidas pelo corpo, e algumas vitaminas encontradas em alimentos ajudam nesse processo”, comentou.

Dicas: Prefira os alimentos ricos em vitaminas A e E, como a cenoura, e com ômega 3, como a linhaça. Alimentos de origem animal trazem a principais vitaminas necessárias para a boa visão, como: fígado de peixe, óleo de fígado de bacalhau, fígado bovino, carnes, ovos, leite integral e seus produtos gordurosos, como creme de leite e a tradicional manteiga.

A falta dessas vitaminas em nosso organismo pode apresentar problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz), cegueira noturna e queda na resistência do sistema imunológico.

Inclua esses alimentos em seu cardápio

Peixes – Fontes de ácidos graxos, ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E, peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea. Com a ingestão desses alimentos, a retina receberá oxigênio, essencial para a saúde dos olhos.

Frutas, legumes e verduras – Os de pigmentação amarela e verde costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, tangerina, brócolis e couve.

Alho e cebola – São ricos e fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Possuem ação contra micróbios e antiviral. Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, uma vez que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Amoras e cerejas – Assim como o morango, a framboesa e outras frutas vermelhas e roxas são exemplos de alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonoides. Previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.

Óleo de linhaça – Para combater o chamado “olho seco” este óleo é uma grande arma, pois é rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Azeite virgem – Rico em ômega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão.