Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como incluir o óleo de coco em receitas? Descubra as melhores formas
Guia Culinário 24/08/2017

Como incluir o óleo de coco em receitas? Descubra as melhores formas

O óleo de coco tem grandes propriedades nutricionais e, dentre os benefícios, podemos destacar a versatilidade e as possibilidades de uso desse ingrediente na culinária. Com mil e uma utilidades, ele pode ser aproveitado para receitas doces e salgadas, como tempero ou em outras combinações. Por isso, descubra 5 maneiras de incluir o óleo da fruta no seu dia a dia e o que ele pode oferecer em cada preparação.

Extraído a partir da polpa da fruta, o óleo de coco é um produto natural, repleto de nutrientes benéficos para nossa saúde. Dentre eles, podemos destacar o ferro, um mineral que atua na produção das células vermelhas e previne a anemia, além das vitaminas E e K, que ajudam a tornar o coração saudável, diminuindo os riscos de hipertensão.

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, embora o óleo de coco seja classificado como gordura saturada – conhecida pelo aumento do colesterol -, seus componentes o tornam saudável. “Há uma predominância de ácidos graxos de cadeia média (AGCM) que correspondem a 70 a 80% da sua composição. Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino, oxidados e transformados em energia, não sendo armazenado no tecido adiposo”, explica a profissional .

3 formas de aproveitar a versatilidade do óleo de coco nas receitas

1 – Substitua os óleos tradicionais: Na hora de cozinhar, refogar os alimentos ou fritar um bife suculento, o óleo de soja pode ser substituído pelo de coco. Ele é mais indicado para esse tipo de preparação, pois não altera suas qualidades nutricionais quando entra em contato com a alta temperatura, sendo menos inflamatório para o corpo.

2 – Pode ser usado para temperar de saladas: Para quem gosta de um sabor levemente frutado na hora da refeição, o óleo de coco pode fazer o papel do azeite no tempero de saladas de folhas ou mix de legumes. O toque adocicado do coco trará novos sabores ao prato.

3 – No preparo de doces: Brigadeiros, bolos e tortas que geralmente levam margarina podem ser feitos com o óleo de coco, tornando a receita mais nutritiva e criando versões saudáveis desses quitutes.

Óleo de coco também fortalece a pele e os cabelos

Uma das técnicas mais conhecidas para quem deseja ter um cabelo macio e sem frizz é a umectação com óleo de coco. Você pode passar o óleo direto nos cabelos ou misturá-lo com uma máscara de hidratação. As propriedades do alimento ajudam a deixar os fios alinhados e hidratados por mais tempo.

Já para a pele, o óleo de coco é conhecido por sua potente capacidade de hidratação. Na época do frio, quando a pele fica mais ressecada, experimente usar o óleo e veja a diferença. Ele pode ser aplicado da mesma forma que um creme comum. Outra dica é passar o óleo de coco nos lábios, que geralmente ficam descascando e ressecados nas baixas temperaturas.

Atenção ao consumo – Ainda que a composição do óleo de coco seja melhor do que a de outras fontes de gordura saturadas, seu consumo deve ser feito com moderação dentro de uma dieta balanceada.

Produtos relacionados