Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receita contra a hipertensão: Veja como podemos reduzir o sal nas comidas
Guia Culinário 15/09/2016

Receita contra a hipertensão: Veja como podemos reduzir o sal nas comidas

Quanto menos sal você colocar na comida, mais saúde o seu coração terá. Apesar de ser difícil controlar as pitadinhas dessa especiaria em nossas refeições do dia a dia, para mantermos equilibradas a pressão arterial, o consumo regular de sódio precisa ser bem reduzido em nossa alimentação. Para isso, existem boas soluções para temperar e salgar os pratos de maneira natural e saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente a hipertensão arterial é a mais frequente das doenças cardiovasculares no Brasil. Isso se deve pelo excessivo uso de sal em nossas culinária. O hábito cultural de colocar uma pitada a mais nas receitas faz com que o brasileiro consuma quase que o dobro de sódio que as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) surgerem (2000 mg de sódio por pessoa, cerca de 5g de sal).

“A alimentação muito salgada dos brasileiros tem origem na tradição portuguesa de salgar os alimentos como meio de conservação. Muitos alimentos são conservados em salmoura, em vinagre ou sal (picles, vegetais, ervas, especiarias). Os alimentos em salmoura, tipo picles, podem aumentar o risco de câncer no estômago, quando esse tipo de alimento é consumido de maneira intensa e regular. Uma alimentação adequada, especialmente cuidadosa com o consumo de sal, merece uma atenção especial, já que está diretamente ligada a progressão da doença”, analisa a nutricionista Sheila Basso.

Leia o rótulo: Sal não é sódio!

Sódio e sal não são sinônimos, como muitos acreditam. Na verdade, o sódio é um dos componentes do sal, sendo 40% do sal composto de sódio. Nas embalagens dos produtos, por exemplo, é apresentada a quantidade de sódio e não de sal, o que merece uma atenção a mais de nossa parte.

“Os rótulos dos alimentos processados apresentam o conteúdo de sódio, como sal de cozinha, embutidos (salsichas, linguiças, mortadelas, bacon, etc.), queijos, conservas, sopas, molhos e temperos prontos. Com a popularização dos alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos, batata frita, caldos em tablete, macarrão instantâneo, produtos enlatados, azeitonas e muitos outros, podemos consumir excesso de sal sem perceber”, alerta a profissional, que nos apresenta um receita para reduzir o sal no dia a dia. Confira!

Receita para reduzir o sal e ajudar a prevenir a hipertensão

Ingredientes:
– ½ xícara de sal;
– ½ xícara de manjericão;
– ½ xícara de orégano;
– ½ xícara de alecrim;
– ½ xícara de salsinha.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, guarde em um pote de vidro bem fechado e usar no lugar do sal comum. Além de saboroso, reduz até à metade a quantidade de sal consumida.

OBS: Além da alimentação, reduzindo o sal nas preparações culinários, nós também podemos prevenir a pressão alta modificando o estilo de vida: praticando atividade física, evitando o tabagismo e uso excessivo de álcool são fatores que influenciam no aparecimento da doença.

Produtos relacionados