Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como combater a anemia? 5 vegetais ricos em ferro para a nossa alimentação
Guia Culinário 13/12/2017

Como combater a anemia? 5 vegetais ricos em ferro para a nossa alimentação

Quando falamos em fontes de ferro, sempre damos como exemplos os mesmos alimentos: carnes vermelhas, certos tipos de peixes, feijão, etc… Mas, se pensarmos direitinho, diversas folhas também possuem boas quantidades do mineral e podem suprir tranquilamente as necessidades desse nutriente em nosso organismo. Agrião, espinafre ou os diversos tipos de couve são opções de ferro naturais que ajudam a fortalecer os fluxos sanguíneos no organismo e a prevenir a anemia.

O ferro é um nutriente fundamental para a composição dos glóbulos vermelhos no sangue. Tanto que, segundo Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o mineral deve ser consumido diariamente, desde os primeiros meses de vida até a fase adulta, impedindo que o corpo se torne suscetível às fraquezas, fadigas e enfermidades. Veja a nota da entidade:

“A quantidade necessária de ferro é variável de acordo com o gênero, idade e saúde geral. Os bebês e crianças, por exemplo, necessitam ingerir mais ferro do que adultos, já que seus corpos crescem de maneira rápida. A partir da adolescência, as mulheres necessitam de quantidade de ferro maiores, já que elas perdem sangue todos os meses por conta da menstruação. Este é o motivo pelo qual mulheres cujas idades variam de 19 a 50 anos necessitam da obtenção diária de 18 miligramas de ferro, enquanto os homens da mesma faixa etária necessitam de apenas 8 miligramas diariamente.”

Por isso, buscar fontes de ferro no dia a dia é uma obrigação de quem segue as demandas da alimentação saudável. Quem dá preferência às dietas naturais, sem carnes ou outros alimentos de origem animal, algumas folhas são alternativas importantes para mantermos essa quantidade necessária. E, dentre esses vegetais poderosos, alguns se destacam. Confira!

5 vegetais fontes de ferro para nossa alimentação

1 – Agrião: Considerado o vegetal com maior densidade de nutrientes, de acordo com especialistas em dieta da Universidade de William Paterson, New Jersey, EUA, o agrião possui ótimas quantidades de ferro em suas folhas, cerca de 0,2 mg (em 100 g). Além disso, o alimento também é fonte de outros minerais, como o cálcio e o magnésio, que potencializam seus poderes para a saúde, principalmente para o desenvolvimento dos ossos e dos músculos.

2 – Espinafre: 100 gramas de espinafre possuem 2,7 mg. Ou seja, o alimento, sempre relacionado à força física, também é uma ótima fonte de poderes para o sangue, prevenindo a anemia e a fadiga muscular. O vegetal também conta com flavonoides, propriedades anti-cancerígenas, que impedem o desenvolvimento de tumores da doença.

3 – Salsa: Usada, comumente, como tempero, essa folhinha verde contém incríveis 3,2 mg em 100 gramas. Além do ferro, ela possui efeitos medicinais, auxiliando no trato de doenças renais, infecções, facilitam o trânsito intestinal e, por ser diurética, ainda combate a retenção de líquido no corpo.

4 – Folhas de beterraba: É também muito associada ao combate da anemia. No entanto, as folhas desse vegetal são sempre esquecidas. Elas possuem bons níveis de ferro e podem ser incluídas em planos alimentares. Além disso, essas folhas ajudam a desintoxicar o organismo, promovendo a eliminação de metais pesados e ajudando na absorção do ferro e de outros minerais, como fósforo e potássio.

5 – Couve: O vegetal verde escuro também contém altos níveis do mineral, tanto que passou a ser considerado “uma nova carne”. O suco detox de couve é uma ótima forma de combater a anemia, de forma natural e refrescante, para quem precisa aumentar os níveis de glóbulos vermelhos no sangue. A couve contém minerais como zinco, potássio, cálcio, cobre, manganês e selênio, que fortalecem o sistema imunológico.