Tipos de couve: de Bruxelas, manteiga, couve-flor... Descubra as diferenças

Dentre os vegetais que mais encontramos nas feiras e supermercados do dia a dia, a couve é uma das mais procuradas e consumidas. Muito versátil e usada das mais diversas formas na alimentação, ela também é dona de nutrientes poderosos para a nossa saúde e, por isso, deve sempre fazer parte dos cardápios de dieta. Mas, dentre os seus variados tipos e cores, você sabe diferenciar as couves? Se você ainda tem dúvidas, veja quem é quem no mundo desse ingrediente tão especial.

Couve de Bruxelas, manteiga, galega, verde ou roxa, não importa. A couve é uma hortaliça fonte de vitaminas e minerais essenciais para o nosso bem-estar. Dentre elas, podemos destacar a presença do ferro, substância responsável por combater à anemia, do cálcio, importante para manter os ossos, dentes e músculos saudáveis, além das vitaminas A, do complexo B e C que dão energia e equilibram as funções do organismo. Segundo a nutricionista Daniella Chein, todos os tipos possuem alta qualidade nutricional e são indicadas para consumo:

"Seja a couve manteiga, de bruxelas, galega, rábano ou qualquer outra, a couve é rica em vitaminas, fibras e antioxidantes que ajudam a regular pressão arterial, fortalecem o sistema imunológico e favorecem a digestão", explica a nutricionista.

Quais são os tipos de couves? Veja as seis couves mais conhecidas e descubra os seus benefícios

1 - Couve Manteiga: A mais popular dentre as coves, a manteiga é facilmente encontrada em qualquer hortifruti. Suas folhas são lisas, grandes e levemente onduladas, com um tom de verde bem escuro. Seus benefícios incluem a alta capacidade antioxidante, ajudando a combater as ações dos radicais livres no organismo e deixando-o livre de enfermidades.

2 - Couve de Bruxelas: De formato mais arredondado, parecido com o repolho, essa couve possui um tamanho menor, se comparado à couve manteiga. Sua coloração também é um tom mais claro e o sabor um pouco mais amargo. O sulforafano, responsável por esse sabor, é uma substância antioxidante com propriedades anticancerígenas, capaz de melhorar a imunidade e prevenir a doença.

3 - Couve Galega: Com o caule mais alongado, folhas mais largas e robustas, a couve galega é mais facilmente identificável, parecida com a couve manteiga. Seus benefícios incluem a grande quantidade de vitamina C, essencial para fortalecer o sistema imunológico e a presença do ácido fólico, vitamina B9, nutriente perfeito para as mulheres que desejam engravidar ou estão nos primeiros meses de gestação.

4 - Couve Coração de Boi: É assim chamada por suas folhas grandes apresentarem o formato de um coração. Os nutrientes contidos nesse alimento incluem as fibras alimentares que facilitam o trânsito intestinal e previnem as doenças cardiovasculares, tais como o infarto, derrame e pressão alta, por exemplo.

5 - Couve Rábano: Caracterizada por sua haste inchada, a couve rábano também pode ser facilmente identificada. Com pouquíssimas calorias, essa hortaliça é ideal para quem deseja diminuir as medidas de forma natural e eficaz. Além disso, possui altos níveis de vitamina A, substância importante para melhorar a saúde dos olhos.

6 - Couve Roxa: Como o próprio nome diz, a couve roxa possui folhas arroxeadas e pode ser facilmente confundida com o repolho roxo. Suas propriedades nutricionais incluem minerais como cálcio e ferro, além das vitaminas A, C, E e K. É eficaz para a prevenção da catarata e da degeneração macular, além de fortalecer o sistema cardiovascular e imunológico com suas propriedades antioxidantes.

Aproveitamento integral dos alimentos: é importante comer a couve toda

Todos os tipos de couves podem e devem ser consumidas integralmente. O caule, as folhas e as hastes possuem nutrientes importantes para a saúde e necessários para uma alimentação natural e equilibrada. Para isso, basta higienizar bem os ingredientes, mantê-los em ambientes limpos. Congelar os vegetais na geladeira pode ser uma ótima opção, caso você não vá consumir imediatamente.

A couve-flor também é um tipo de couve? Saiba quais são os benefícios desse alimento!

Da mesma família do repolho, a couve-flor também faz parte do "grupo das couves", sendo extremamente benéfica para nossa saúde. Suas flores se assemelham com pequenas árvores brancas, que podem ser consumidas em forma de saladas, suflês ou apenas cozidas a vapor. Seus nutrientes incluem o sulforafano, também presente na couve de Bruxelas, além do alto teor de vitamina C, fundamental para a imunidade.

Além disso, a couve-flor é rica em vitamina K, nutriente responsável por ajudar no fortalecimento dos ossos, beneficiando o crescimento e desenvolvimento das crianças e prevenindo a osteoporose na terceira idade.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Vegetais, Vitaminas, Vitamina A, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em cálcio

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