Apendicite: Descubra como podemos evitá-la com bons hábitos alimentares!

Só quem já operou o apêndice sabe o que é sentir essa dor, não é mesmo? O pequeno órgão, tão esquecido em nosso corpo, quando resolve aparecer vem para mostrar que deveríamos, no mínimo, ter dado maior atenção às suas funções no organismo. E, como prevenir é sempre melhor do remediar, para evitarmos quadros de apendicite no futuro, seguir uma alimentação saudável é um santo remédio! Saiba como utilizar os benefícios nutricionais dos alimentos para combater os primeiros sintomas.

Em linhas gerais, a apendicite é uma inflamação no apêndice, um orgão ligado ao intestino grosso e que, por ser composto por glóbulos brancos, é responsável pela sensação de bem-estar do organismo. Dentre os principais fatores dessa causa, uma alimentação com poucas fontes fibras e o excesso de comida gordurosa, atrapalham o sistema digestivo, levando ao principais sintomas do problema que são: dores agudas, vômitos, perda de apetite e náuseas.

Quando ligamos a alimentação com esse tipo de doença digestiva, significa que uma dieta leve, com ingredientes naturais, com pouca gordura e caloria, pode ajudar nas funções do intestino, pois tiram a sobrecarga de alimentos que dificultam a digestão. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, alguns pequenos hábitos saudáveis fazem uma grande diferença, já que não existe uma alimentação específica dedicada à prevenção da apendicite:

"Para ter uma alimentação equilibrada e evitar ou até amenizar os sintomas da apendicite deve-se evitar alimentos que forcem o intestino ou que geram gases, porque a apendicite é como um processo de inflamação. Outro ponto importante é evitar comidas que dificultem a digestão, como excesso de gorduras", explica a profissional.

A importância de uma boa digestão para prevenir a apendicite

Ter uma boa digestão é tão importante quanto o que ingerimos, isso porque, quando comemos alimentos pesados e gordurosos, é inevitável que o nosso organismo gaste mais energia para digerí-los, que levam à apendicite. Veja algumas dicas simples e importantes para facilitar o processo digestivo:

- Comer com calma: Além de facilitar a digestão da refeição, quando comemos devagar o nosso organismo consegue responder mais facilmente ao que ele está recebendo, já que existe todo um processo interno, onde as enzimas extraem os nutrientes do alimentos que estamos ingerindo.

- Evite alimentos pesados: Embora muita das vezes pareça impossível resistir, o consumo constante de carboidratos, doces e gorduras, faz com que o nosso intestino gaste mais energia para digerir, além de deixá-lo mal acostumado com esse tipo de alimento.

- Comer de 3 em 3 horas: É o mais indicado e o ideal, pois assim você não sobrecarrega as funções do intestino e ele poderá trabalhar com facilidade. Além disso, manter esse intervalo entre as refeições evita a gula, já que o seu organismo se adaptará aos horários das refeições.

- Dormir após as refeições: A prática, apesar de muito tentadora, não é nada saudável, isso porque quando dormimos, nosso organismo passa a funcionar de maneira mais lenta, prejudicando a digestão e podendo ainda causar azia e náuseas. Sendo assim, evite dormir logo após as refeições.

- Zinco é o elemento chave: O mineral é conhecido por atuar no bem estar do nosso metabolismo e favorecer a digestão, por isso, alimentos como semente de linhaça, espinafre, leite, iogurte, frango e feijão devem sempre estar presentes nas suas refeições diárias.

* Essas e outras questões alimentares a nutricionista Carolina Xavier responde em seu blog Transborde Saúde ou no seu instagram: @transbordesaude

Ver mais: Alimentação saudável, Receitas com pouca gordura, Receitas light em calorias, Alimentos ricos em fibras, Alimentos orgânicos, Aves, Carboidratos

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