Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por que devemos comer de 3 em 3 horas? Veja 7 motivos!
Guia Culinário 24/09/2015

Por que devemos comer de 3 em 3 horas? Veja 7 motivos!

Seguir os mandamentos de uma alimentação saudável requer, além do comprometimento nutricional, mudanças importantes em nossos hábitos de vida. Uma das ações mais conhecidas e recomendas por nutricionistas é o de comermos de 3 em 3 horas por dia. Mas, você sabe a razão disso?

A máxima do “saco vazio não para em pé” pode ser uma boa explicação para ilustrar essa orientação nutricional. De acordo com pesquisas da área, o ideal de alimentação para uma pessoa diariamente é de 6 refeições ao dia. Por isso, tão importante quanto o que ingerir é quando comer, como explica a nutricionista Liliam Teixeira, comparando nosso corpo a um carro: “A alimentação é o combustível para o nosso corpo. Se ninguém gosta de colocar combustível adulterado no seu carro, por que colocamos alimentos fora da qualidade no nosso corpo?”, argumenta a especialista.

Já a nutricionista Caroline Siqueira destaca os fatores nutricionais mais importantes para incorporarmos nesse processo: “Essa alimentação de 3 em 3 horas deve conter todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibras solúveis com valores energéticos não tão elevado, apenas o necessário pra cada tipo de pessoa”, disse.

7 motivos para se alimentar da maneira correta

01 – Acelera o metabolismo e melhora o trânsito intestinal: A velocidade com que queimamos as calorias consumidas ao longo do dia é determinada pelo nosso metabolismo. Se ele for lento, poucas calorias serão queimadas, se for acelerado, muitas. “Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo – o que também leva a um gasto calórico – e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular”, explica Caroline.

02 – Evita “ataques” de fome: Quando ficamos muitas horas sem comer a fome aumenta. Comer regularmente evita que tenhamos tanta fome e fica mais fácil frear o impulso. “Não é para comer uma lasanha a cada 3 horas! Opte por lanches leves como frutas, sucos e outros alimentos orgânicos“, alerta Caroline.

03 – Dá mais energia: Respeitar o intervalo entre as refeições é imprescindível para a liberação do cortisol – hormônio responsável por manter a produção de energia diária. Ficar muito tempo sem comer faz com que sintamos cansaço e desânimo, graças à privação de energia a qual submetemos o nosso organismo em jejum.

04 – Fortalece os músculos: Nosso organismo precisa de um fornecimento de aminoácidos constante nos músculos. Quando não ingerimos essas substâncias, o corpo começa a consumir a massa muscular para suprir a falta – o chamado catabolistmo, ou destruição muscular. Manter a massa magra é essencial tanto para emagrecer, quanto para manter a forma e evitar lesões.

05 – Mantém a produção de insulina: O jejum aumenta a produção de insulina no organismo, o que provoca falta de açúcar no sangue. Manter o padrão alimentar evita os esse desequilíbrio no organismo.

06 – Emagrece de forma natural: Eliminando o armazenamento de gordura, nosso corpo não sente necessidade de fazer reservas de energia, pois o organismo usa apenas aquilo que precisa para funcionar, auxiliando no processo de perda de peso.

07 – Evita acidez estomacal: Sem padrão alimentar, o estômago reage desordenadamente, produzindo uma quantidade excessiva de ácido clorídrico para digerir. Esse súbito aumento causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia, refluxo, e gastrite.