Mera semelhança? 9 alimentos que se parecem com nossos órgãos e ajudam o corpo

A alimentação é tão importante para o corpo, que até alguns ingredientes são parecidos com nosso organismo. A ciência nutricional comprovou que, quanto mais semelhantes, alimentos e órgãos se completam em suas funções para a nossa saúde. Veja alguns exemplos!
A alimentação é tão importante para o corpo, que até alguns ingredientes são parecidos com nosso organismo. A ciência nutricional comprovou que, quanto mais semelhantes, alimentos e órgãos se completam em suas funções para a nossa saúde. Veja alguns exemplos!
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A saúde do nosso corpo está nos alimentos que consumimos! E, se não bastassem os nutrientes que cada ingrediente oferece para fortalecer o nosso organismo, a natureza ainda se encarrega de dar um toque, quase que artístico, para essa relação ficar ainda mais próxima e especial. Você já percebeu a semelhança entre alguns alimentos e os nossos órgãos? Pois é, quando falamos em alimentação saudável, as aparências nunca enganam e, principalmente, se completam!

A partir de recentes análises, a ciência nutricional comparou partes do corpo humano com os formatos dos alimentos e chegou a conclusão que quanto mais semelhantes são, mais relações nutricionais eles possuem. Através de alguns exemplos, a nutricionista Daniella Chein nos apresentou os benefícios que cada alimento tem para seus respectivos órgãos. Confira!

Os alimentos e o corpo humano: Qual é a relação?

Tomate e o coração: Assim como o coração, o tomate possui quatro câmaras e tem coloração vermelha. É uma fruta rica em potássio e ferro, nutrientes indispensáveis para a saúde cardiaca e seu perfeito bombeamento sanguíneo.

Noz e cerebro: A noz, quando dividida ao meio, lembra os dois hemisférios (direito e esquerdo) do cérebro. Essa oleaginosa possui nutrientes que ajudam na formação dos neurotransmissores que atuam nas funções cerebrais.

Mariscos e testículos: Excelentes para a saúde dos homens, os mariscos contém ácido fólico e zinco, além de melhorar a saúde do esperma.

Vagem e intestino: Rica em ácido fólico e vitaminas do complexo B, os benefícios da vagem também são garantidos pela porção de vitamina C, aumentando a imunidade, evitando danos que poderiam ser causados por toxinas e radicais livres, e beneficiando a saúde do órgão.

Peras e o ventre: "Estudos mostram que quando ingerimos essa fruta ao menos uma vez por semana, ela ajuda a equilibrar as hormônios e não acumular gordura indesejada na gravidez e ainda previne câncer cervicais", explica a Dra. Daniella. Além disso, a pera ajuda a regular a pressão arterial da gestante.

Cenoura e os olhos: Corte uma cenoura em rodelas e veja a semelhança com a íris do olho. O vegetal contém betacaroteno, que é transformado pelo nosso corpo em vitamina A, um nutriente importante para a saúde global dos nossos olhos. A deficiência de vitamina A pode facilmente causar problemas à nossa vista, tais como: secura nos olhos, inchaço das pálpebras, úlceras da córnea ou mesmo cegueira.

Cogumelos e os ouvidos: Divida o cogumelo ao meio e note a sua relação com a orelha. São ricos em vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos, responsável pelo nosso organismo de absorver o cálcio que é ingerido. A falta da vitamina pode causar a perda da audição.

Gengibre e o estômago: Com o formato parecido com o do órgão, a raiz é responsável por proporcionar uma boa digestão e garantir a saúde estomacal, prevenindo as dores no estômago, náuseas, vômito e úlceras.

Vinho tinto e o sangue: Apesar de não ser um órgão, o sangue também merece um destaque especial nos quesitos aparência e importância para o organismo. Por isso, segundo a Dra. Daniella, o vinho tinto contém polifenois como o resveratrol, substância antioxidante que atua no combate ao envelhecimento precoce das células. "Além disso o vinho é bom para afinar o sangue impedindo a formação de coágulos", finaliza a nutricionista.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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