Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gases? Descubra o melhores alimentos para eliminar esses incômodos no dia a dia!
Guia Culinário 28/09/2016

Gases? Descubra o melhores alimentos para eliminar esses incômodos no dia a dia!

Se tem uma coisa que incomoda todo mundo são os gases, não é verdade? Além do constrangimento que o problema gera no dia a dia, esse desconforto que, na maioria dos casos, acontece após as refeições, também reflete diretamente a qualidade da nossa alimentação atual. Por isso, para diminuir esses efeitos, bons hábitos alimentares são determinantes à digestão, diminuindo, assim, aquelas sensações de inchaço, azia e dores abdominais. Conheça 8 alimentos que podem ajudar a eliminar os gases.

Segundo a nutricionista Luciana Novaes, a má digestão pode estar diretamente ligada com a produção de gases, alguma alergia alimentar ou simplesmente pelo alto consumo de carboidratos:

“A má digestão possui ligação íntima com a produção de gases. Dispepsia é o termo médico para uma má digestão que pode levar o bolo alimentar ao intestino sem que este tenha sido digerido de forma correta. Quando as bactérias que estão no intestino fermentam o bolo alimentar mal digerido, ocorre a flatulência, que é um acúmulo de gases que poderá causar dor e distensão abdominal”, explica a nutricionista Luciana Novaes que indicou alguns alimentos que podem auxiliar na diminuição da formação de gases. Confira:

8 Alimentos que controla os gases

1 – Probióticos: A regularização da microbiota bacteriana é muito importante para o sistema de digestão dos alimentos. A utilização de probióticos contribui para aumentar as bactérias benéficas e auxiliar o processo de digestão, inibindo o crescimento desordenado de bactérias patogênicas que irão aumentar a produção de gases no organismo. Por exemplo: Iogurtes, leite fermentado, queijo e coalhada, de preferência aqueles que estão designados no rótulo que são enriquecidos com probióticos.

2 – Frutas laxativas: O bem-estar do trato intestinal, ajuda a diminuir a prisão de ventre, eliminar as fezes de modo adequado, faz com que elas não fiquem paradas no organismo aumentando a produção de gases. É recomendado o consumo da laranja, ameixa seca, mamão e abacaxi. “Pode ser feita uma vitamina de mamão, ameixa e aveia para ser tomada todos os dias, auxiliando o funcionamento do intestino”, indica a profissional.

3 – Camomila: Uma planta com princípios ativos antiespasmolíticos e carminativos, que auxilia na digestão e não apresenta grandes reações adversas. O seu chá pode ser utilizado na hora do almoço e jantar.

4 – Hortelã e alecrim: Essas ervas também auxiliam o processo de digestão, controlando a produção de ácido do estômago, atenuando azias, gases e cólicas intestinais. Consuma antes das refeições.

5 – Gengibre: Pode ser consumido em forma de chá, ralado ou acrescentado nas refeições. Ele alivia a produção de gases estomacais e intestinais.

6 – Salsa: A erva muito utilizada como tempero, consegue controlar os gases intestinais de forma eficaz. Pode ser consumida fresca ou seca, sendo colocada em diversas preparações.

7 – Alho: É um alimento que auxilia o processo de digestão, e com isso se diminui a formação de gases. Para que esse efeito aconteça, esmague-o e utilize como tempero em preparações ou em chás.

8 – Erva doce: Outra erva que contribui muito para o funcionamento da digestão. Serve tanto para evitar a formação de gases como também para aliviar os sintomas. Beba o chá antes das refeições ou se estiver sentindo dores e inchaços após a alimentação.