Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
10 razões para comer mais cenoura
Guia Culinário 11/03/2015

10 razões para comer mais cenoura

Mais do que uma ótima maneira de deixar seus pratos equilibrados e mais saborosos, cenouras também são muito benéficas para a saúde, especialmente para a pele, olhos, dentes e o sistema digestivo, pelo fato de serem ricas em Vitamina A. Mas, se o sabor da cenoura não te conquista ainda, veja esses 10 motivos para consumir mais cenouras diariamente:

1) Digestão: o consumo de cenoura aumenta a quantidade de saliva, que facilita a digestão, e também fornece minerais essenciais, vitaminas e enzimas para todo o processo. Um consumo regular de cenouras pode ajudar a prevenir úlceras gástricas e outros distúrbios digestivos.

2) Potássio: as cenouras são uma boa fonte de potássio, nutriente que pode ajudar a manter os níveis de sódio saudáveis ​​no organismo, ajudando assim a reduzir os níveis elevados de pressão arterial.

3)Saúde da pele: esse alimento é uma rica fonte de um poderoso antioxidante chamado betacaroteno. Esse nutriente, dentre muitos outros benefícios, pode ser convertido em vitamina A dentro do organismo para ajudar a manter a saúde cutânea. Além disso, o betacaroteno previne contra a ação dos raios UV.

4)Saúde dentária: o consumo de cenoura ajuda a matar germes nocivos dentro da boca, além de prevenir os dentes contra as cáries.

5) Previne câncer de cólon: entre os muito fitoquímicos benéficos para a saúde que a cenoura oferece está um chamado falcarinol. Esse fitonutriente reduz o risco de câncer e também promove uma saúde geral do cólon.

6) Regula o açúcar do sangue: carotenoides é uma familia de compostos presentes em uma gama de alimentos como folhosos verde escuros e alimentos de cor alaranjada. Um de seus benefícios a ajudar a regular o nível de glicose no sangue.

7) Fibras: as cenouras são ricas em fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (“o colesterol ruim”) e a aumentar os níveis de HDL (“o colesterol bom”), ajudando assim a reduzir a formação de coágulos sanguíneos e prevenir doenças cardíacas.

8) Olhos, cabelos e unhas: o betacaroteno presente nas cenouras podem melhorar a saúde dos olhos, do cabelo e das unhas por fazer uma desintoxicação do organismo, construindo novas células.

9) Sistema imunológico: a cenoura dá uma excelente ajuda na recuperação de doenças e traumas. Isso porque a vitamina A presente nesse alimento é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de possuir uma ação antioxidante eficaz.

10) Radicais livres: o betacaroteno, com toda a sua potente ação antioxidante, luta contra os radicais livres, evitando os processos degenerativos como o envelhecimento precoce e o câncer.

Mas lembre-se, o ideal, segundo a nutricionista Dafne Oliveira, é fazer o consumo desse vegetal cru ou no vapor, deixando apenas por 5 minutos, para que não haja perda de nutrientes!