Manteiga ou margarina? Qual é a mais saudável?

No café da manhã ou no lanche da tarde, nada melhor que um pãozinho com manteiga! Ou seria com margarina? Seja pela quantidade de gordura ou até mesmo pela preocupação com o colesterol, muita gente tem dúvidas sobre o que consumir na hora de escolher o acompanhamento do pão de cada dia e também para refogar alimentos.

Apesar de parecidas, as diferenças entre manteiga e margarina são grandes. Enquanto a primeira é de origem animal, contém colesterol e mais gorduras saturadas, apesar de ser considerada mais saborosa por ser derivada do leite, a margarina é de origem vegetal, mas possui gordura trans sendo resultado da hidrogenação de óleos para melhorar sua consistência. Esta, inclusive, tem sido associada ao aumento do LDL (mau colesterol).

Desta forma, mesmo a gordura estando presente na composição das duas, para a nutricionista Caroline Codonho, a manteiga leva a melhor por conter menor teor de aditivos químicos, o que facilita sua digestão. E se você pensa que as versões light dos produtos são a saída, a nutricionista explica que são utilizadas maiores quantidades de conservantes e aditivos químicos na composição deles, o que os torna menos saudáveis. Portanto, o segredo para o consumo tanto da manteiga quanto da margarina é a moderação.

Quanto aos preparos que vão ao fogo, como cozimentos e refogados, a nutricionista aponta o azeite de oliva ou a manteiga ghee como opções ideais.

Alternativa saudável: manteiga ghee


Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

Além da ausência da lactose, dentre as principais diferenças da ghee para a manteiga tradicional está a ausência do sal e a não necessidade de refrigeração.

"Como a lactose é removida, sua digestibilidade é mais fácil para algumas pessoas. Além disso, o sabor da ghee, quando comparado a manteiga tradicional, é bem mais agradável", ressalta Caroline.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em proteínas, Café da manhã

Últimas matérias