Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação para o verão: o que muda em nossa dieta? Saiba o que comer
Guia Culinário 24/11/2017

Alimentação para o verão: o que muda em nossa dieta? Saiba o que comer

Praia, sol, piscina e lindos cenários ao ar livre… Como você está se preparando para a chegada do verão? Em relação às dietas, a estação mais quente do ano precisa de um cardápio especial, repleto de alimentos 100% naturais, que garantam muitas vitaminas, minerais e, claro, uma constante hidratação do organismo. Por isso, descubra o que devemos comer e beber durante os dias calor intenso.

De acordo com a nutricionista Carolina Baliere, o primeiro passo para se preparar para o verão é aumentar a ingestão de água, já que durante os dias mais quentes, a nossa transpiração aumenta e, com isso, o nosso organismo perde nutrientes importantes – principalmente sais minerais – que equilibram e fortalecem o corpo:

“Os alimentos mais recomendados para essa estação são aqueles que hidratam mais o corpo, tais como os chás, sucos de frutas, além do consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e abóbora, por exemplo”, indica a profissional.

Verão saudável: o que muda em nossa alimentação diária?

A nutricionista separou algumas dicas importantes para aproveitar o verão da melhor maneira possível, com o corpo saudável e nutrido. Confira:

– Faça trocas saudáveis: Os alimentos gordurosos, como as frituras, por exemplo, devem ser trocadas por gorduras do bem, encontradas no abacate, no coco, ovos, castanhas, linhaça e chia. Já o refrigerante ou sucos prontos, devem ser trocados por sucos naturais, preparados com as polpas das frutas.

– Diminua o consumo de sal: O consumo excessivo de sódio é um grande causador da retenção de líquido, ainda pode aumentar os níveis da pressão arterial e ajuda no desenvolvimento das temidas celulites. Portanto, seu consumo deve ser moderado (5g por dia), ajudando a desfrutar do verão de forma saudável.

– Consuma os alimentos em sua forma natural: Frutas, legumes e verduras são melhores naturais, garantindo assim a absorção completa dos nutrientes contidos nesses alimentos. Além disso, durante o verão, quanto mais refrescante for a alimentação, melhor!

Prefira os carboidratos complexos: Alimentos como batata doce, inhame e mandioca (ou aipim), por exemplo, fornecem energia e mais nutriente do que os pães e torradas que são fontes de carboidratos simples. Esses alimentos vão ajudar a ter mais disposição para enfrentar a rotina diária.

– Beba muita água: Como explicou Carolina Baliere, manter o organismo hidratado é extremamente importante. Sendo assim, invista em isotônicos, sucos naturais, água de coco e chás gelados para aumentar a ingestão de água durante o verão.

As atividades físicas ajudam a ter um corpo mais saudável e disposto no verão

Quando chega o verão todo mundo quer exibir um corpo escultural, não é mesmo? E, é claro, que não vamos conseguir isso da noite para o dia. É preciso aliar uma alimentação saudável com a prática regular dos exercícios físicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, já pode ajudar a manter o organismo mais equilibrado e saudável. As atividades físicas também são responsáveis por gerar ainda mais energia, prevenir as doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e músculos, garantindo qualidade de vida e longevidade.