Água de coco: aproveite o isotônico natural

Até bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e demais profissionais envolvidos na área de alimentação tinham certas ressalvas quanto o consumo de água coco para uma dieta regular e balanceada, considerando sempre a quantidade de frutose e as gorduras naturais da fruta "vilões" da saúde. Contudo, recentes experiências e pesquisas nutricionais mundo afora comprovam a cada dia o incrível valor nutricional do alimento, elevando-o até mesmo ao patamar de "melhor reidratante oral do mundo".

Considerado o único isotônico realmente natural, a água de coco possui eletrólitos (minerais iônicos, como sódio e potássio), semelhantes ao plasma humano, o que possibilita uma absorção mais rápida, sendo ideal também para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação. Especialista em nutrição esportiva, a nutricionista Duane Amorim destaca a bebida como ideal para atletas e praticantes de atividades físicas, antes e depois dos exercícios.

"Eu costumo recomendar a água de coco como um isotônico natural pós-atividade física, pois é o alimento que mais se aproxima da volemia do sangue. Ela tem a quantidade ideal de eletrólitos e sais mineiras que perdemos no suor, por isso funciona perfeitamente como reidratante", destacou a profissional, que comentou a razão dos cuidados dos profissionais em inserir o alimento nas dietas nutricionais.

"A água de coco é muito calórica, por isso não pode ser consumida à vontade, em substituição à água mineral, por exemplo. Eu já vi mães que davam água de coco para a criança, e a criança já superativa sem saber a razão disso. Então, a água de coco precisa ser consumida moderadamente e de maneira correta para aproveitarmos o que ela tem de melhor a nos oferecer", declarou Duane.

Mais Benefícios – Por mais que a característica hidratante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que a fruta traz à saúde não param por aí. Rica em nutrientes, a água de coco promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades antienvelhecimento e ainda ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Beber um copo de água de coco equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã. O ideal é tomar de um a três copos por dia. As pessoas que sofrem de diabetes, problemas renais e hipertensão não devem tomar muita água de coco por causa do sódio que pode acirrar estas doenças.

Você sabia? Água de coco é remédio para "ressaca"

A água de coco também é usada como "remédio para ressaca", pois seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica. Ela é empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes. E durante a II Guerra Mundial foi usada como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Alimentos sem lactose, Alimentos orgânicos, Carboidratos

Últimas matérias