O que são minerais? Entenda a importância desses nutrientes para a saúde

Nutrientes: Saiba mais sobre as funções destas substâncias para a saúde do corpo e descubra onde encontrá-los
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Cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, cobre, potássio, sódio, manganês, cloro, enxofre, flúor, selênio. Você já deve ter ouvido falar em alguns desses nutrientes, tão importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, não é mesmo? Pois bem. Todas essas substâncias fazem parte do grupo dos minerais, que compõe 4% do corpo humano e que interferem diretamente em vários aspectos da nossa vida.

Mesmo que produzidas em pequenas quantidades no organismo, os minerais exercem diversas atividades imprescindíveis ao corpo. Tanto que os fatores que facilitam ou dificultam sua absorção e utilização são chamados de "interferentes da biodisponibilidade". A nutricionista Caroline Codonho analisa a importância desses nutrientes para a nossa saúde:

"Os minerais são essenciais à manutenção dos tecidos do corpo humano, como, por exemplo, o sistema músculo-esquelético; compõe diversos sistemas enzimáticos (que garantem as funções vitais, tais como: digestão, absorção, destoxificação hepática), além da manutenção do sistema nervoso central. Enfim, são importantes para todo o funcionamento do organismo", destacou a profissional, salientando os problemas que podem ocorrer pela falta de minerais:

"Podem ocorrer doenças carenciais como: anemia (deficiência de ferro ou cobre), alterações ósseas (cálcio, fósforo, flúor), alterações musculares (potássio, cálcio, magnésio), dificuldade de destoxificação (deficiência de zinco, cobre, selênio), e muitas outras doenças", enfatizou a profissional.

Saiba um pouco mais sobre os principais minerais

Cálcio: Mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes. É muito importante que seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente, durante a infância, pois é nesta fase da vida que se cria as reservas da substância no organismo. É encontrado em grande quantidade em alimentos como: Leites e seus derivados (iogurtes e queijos), além de vegetais verdes-escuros (brócolis e couve-manteiga).

Ferro: Os alimentos ricos em ferro são importantes em todas as fases da vida e devem ser consumidos com frequência, especialmente, em gestantes, bebês e idosos, pois estes grupos possuem uma necessidade maior do nutriente no organismo. Alimentos como carnes vermelhas e o feijão, por exemplo, podem ajudar a curar a anemia.

Fósforo: Faz parte das membranas celulares do organismo humano; Ajuda a gerar energia e participar do metabolismo dos glicídios. Alimentos fontes: Castanha-do-pará, amêndoa, castanha de caju, amendoim e cereais.

Magnésio: Os alimentos ricos em magnésio têm várias funções importantes no organismo, como a contração muscular. É recomendada a ingestão de 320 a 420 mg diariamente. Alimentos destacados: Sementes de abóbora e girassol; espinafre, beterraba e quiabo.

Potássio: É um dos minerais mais importantes do organismo, estando presente dentro das células e sendo essencial para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, como o coração. Alimentos: Frutas como banana, maracujá, papaia e pêssego, além de legumes, como tomate, rabanete ou pimentão vermelho.

Selênio: Com um alto poder antioxidante, ajuda a prevenir o câncer e a fortalecer o sistema imune evitando o aparecimento de doenças como a gripe, por exemplo. Alimentos: Castanha do Pará, farinha de trigo e, até mesmo, um bom frango cozido, excelente para o desenvolvimento cerebral.

Sódio: Unido a um outro elemento do grupo, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Consideramos o sódio como o "ião" mais importante do meio extracelular, contribuindo grandemente para manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água.

Receitas:
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