Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Zumba: Saiba mais sobre a dança que conquistou as academias brasileiras
Movimente-se 09/12/2016

Zumba: Saiba mais sobre a dança que conquistou as academias brasileiras

Você já ouviu falar em Zumba®? A dança que ultimamente tomou conta das academias de todo o país tem atraído pessoas de todas as idades para a prática! O exercício aeróbico é conhecido pela diversão, pelos mais variados ritmos e, além disso, beneficiar o nosso corpo e a mente, proporcionando bem-estar e se tornando uma atividade de intenso lazer. Conheça mais sobre a Zumba® e veja as vantagens que ela pode trazer para o seu dia a dia.

A Zumba® surgiu em 1990, criada pelo personal trainer colombiano Alberto Perez, mas somente em 1999 que a modalidade ganhou uma proporção maior, ficou conhecida inicialmente nos Estados Unidos. A Zumba® é uma prática prazerosa, distrai, relaxa e ao mesmo tempo ajuda a perder aqueles quilinhos que nos incomodam, fortalece os nossos músculos, além de manter o nosso corpo saudável e sempre em movimento.

Segundo a professora e instrutora Ingrid Vieira, a Zumba® não é um ritmo, é uma marca, é o nome da aula e consiste em um treinamento aeróbico muito benéfico para os praticantes: “A Zumba® é um intervalado intermitente, utilizamos frequências variadas para alterar a intensidade da aula, que utiliza ritmos variados, com predominância latina (salsa, merengue, reggaeton, cumbia e etc..)”, explica a profissional que esclarece mais algumas dúvidas e curiosidades sobre a prática:

1 – O que se deve o sucesso da Zumba®?

A dança em si é algo lúdico, divertido. Respondo pelo programa, já que existem outros programas similares mas não com a mesma metodologia. A aula de Zumba® é extremamente divertida, pois os alunos têm uma certa “autonomia” (o programa não é tão mecânico). Na aula de zumba® não tem problema se uma aluno se direcionou para esquerda e o restante para direita. O aluno realmente dança, sem pressão, consequentemente ele consegue evoluir melhor e ter mais prazer em realizar a atividade.”

2 – Quais os benefícios da dança para o corpo e para a mente?

“A dança promove a socialização, logo, o indivíduo passa a interagir melhor no meio em que ele vive, ficando mais animado e bem disposto. É notório o quanto as pessoas têm procurado a dança (consequentemente as aulas de zumba®) como um método terapêutico. Isso é uma verdadeira promoção da saúde.”

3 – Qual é a duração da aula e a frequência indicada para os praticantes?

“O tempo ideal varia de indivíduo para indivíduo. Depende muito da intensidade da aula praticada, já que varia de profissional para profissional também. O importante, no meu ponto de vista, é o bem-estar do aluno. Tenho alunos que participam das minhas aulas todos os dias, por exemplo.”

4 – Há alguma restrição na prática da Zumba®? Quais os cuidados devemos ter antes de escolher a dança como atividade?

“A princípio não há restrições quanto à pratica das aulas. Qualquer pessoa de qualquer idade (dos 13 aos 100 anos) podem praticar as aulas de Zumba® desde que não tenha nenhum tipo de lesão que possa piorar com qualquer pratica de atividade física com impacto, obviamente. Não restringiria as recomendações apenas para a prática da Zumba® mas assim como em qualquer atividade, o ideal é ter um acompanhamento médico, usar roupas e calçados adequados para a atividade e principalmente: respeitar o limite do seu corpo”, finaliza a profissional.