Vamos dançar? Veja os benefícios da dança para uma vida saudável

Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
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Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
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Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.
Dançar é uma das atividades mais prazerosas para se alcançar uma vida saudável. A prática, além de um grande exercício físico, melhora a sensação de bem-estar, autoestima e felicidade, de uma maneira leve e descontraída.

Se "quem canta os males espanta", quem dança tem uma vida mais saudável! Uma das atividades que mais ganha adeptos atualmente, principalmente entre as mães, a prática gera inúmeros benefícios à saúde,melhorando o humor, o estresse, a sensação de bem-estar e, claro, o controle de peso e tonificação corporal.

Para quem não é muito fã de academia, a dança representa uma alternativa divertida por ser uma atividade em conjunto e bem menos intensa que uma musculação, por exemplo. Mas, mesmo sendo uma prática leve e benéfica à vida saudável, passar por uma avaliação física antes de praticar é recomendável, assim como o começo gradual.

"Para uma pessoa sedentária, essa prática de dança deve começar com uma vez por semana, independente do estilo escolhido. Com o tempo, o corpo vai ganhando resistência e a prática pode ser mais intensa", orienta a professora de dança Tassiane Rodrigues.

Dentre outros benefícios, a dança estimula a circulação do sangue, ajudando na saúde do coração; melhora a capacidade respiratória, aumenta a massa magra e, como toda atividade aeróbica, é ótima para emagrecer.

"A Zumba e o Hip Hop são danças com ritmo acelerado e intenso, proporcionando uma queima maior de calorias. Já o balé clássico e as danças de salão exigem um alinhamento determinado para cada movimento, tonificando os músculos e fazendo com que o bailarino mantenha uma postura ereta", explica Tassiane, realçando o poder da atividade também na parte mental.

"Quem dança fica mais feliz, a pessoa deixa para trás a correria do dia a dia, se solta, se diverte e ainda por cima ganha confiança em si mesmo", ressalta Tassiane.

Benefícios da dança para a saúde

Controle da ansiedade e do estresse – Diminui a tensão, relaxa a musculatura e estimula a concentração, além de oferecer sensação de bem-estar e tranquilidade.

Aumento da autoestima – Alguns passos são desafios, não se pode negar. Mas quando o obstáculo é ultrapassado e o resultado é obtido, é impossível não se sentir bem!

Melhora da circulação – Por estimular a circulação do sangue, a dança é uma atividade amiga do coração.

Aumento da flexibilidade – A dança melhora a coordenação motora e o condicionamento físico em pouco tempo de prática.

Aumento do tônus muscular – Como contém movimentos que necessitam de força e resistência muscular, o ganho de massa magra é uma das consequências da dança, além de colaborar para deixar os músculos de regiões como glúteos e abdome mais firmes.

Melhoria da tensão pré-menstrual – Por liberar endorfina, o hormônio que favorece o bom humor, a dança é recomendada durante o período da tensão pré-menstrual melhorando a depressão ocasionada pelo período.

Controle do colesterol – Além de todos os benefícios citados, a dança diminui os níveis de LDL – o colesterol ruim e elevam o HDL, o colesterol bom.

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