Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mente sã, corpo são: Saiba como o organismo reage aos seus melhores sentimentos
Movimente-se 12/05/2016

Mente sã, corpo são: Saiba como o organismo reage aos seus melhores sentimentos

Pensamento positivo faz bem ao coração. Você já parou pra pensar que os nossos sentimentos diários estão diretamente ligados à saúde? Comprovadamente, o estado emocional pode influenciar e afetar a nossa alimentação, a disposição e o bom funcionamento do corpo. Ou seja: somos reflexos daquilo que sentimos e, por isso, no otimismo vive a causa natural das mais diversas curas!

Não é só a nossa saúde mental que sofre quando o estado emocional está abalado. Essas consequências se estendem ao nosso bem-estar físico, podendo afetar áreas específicas do corpo. Uma situação estressante ou um momento de felicidade podem dizer muito sobre o que passa internamente no seu organismo. Diversas pesquisas e estudos científicos mostram que o positivismo, por exemplo, melhora nosso sistema imunológico e cardíaco.

É a célebre frase: “Mente sã, corpo são!”. Buscar o equilibrio entre o corpo e a mente é uma escolha para viver com qualidade. “O corpo sempre dá sinais de que alguma coisa não está legal e é a hora de pensar em novas atividades que deem prazer e façam bem de dentro pra fora. O equilíbrio entre corpo e mente é fundamental pra atingir os objetivos e estar com a saúde em dia.” destaca a nutricionista Mariane Valpassos.

Já existem alguns métodos que podem ajudar a encontrar esse ponto “chave” da nossa vida como a acupuntura ou a terapia, por exemplo. A profissional ainda destacou alguns sentimentos que podem contribuir de maneira considerável os nossos órgãos e para a busca desse equilíbrio. Confira:

O que os seus órgão dizem dos seus sentimentos?

Serenidade faz bem para o fígado: Esqueça a raiva. Esse sentimento sobrecarrega e desgasta não só o órgão, mas você também. Tenha serenidade para lidar com todas as questões do cotidiano, afinal, estar tranquilo diante dos problemas, pode ser a real solução.

– Alegria faz bem para os pulmões: Sorrir é uma das melhores formas de lidar com os problemas. Sabemo que an vida nem tudo são flores, mas se a alegria prevalecer, ficará mais fácil de lidar com tudo. Lembre-se: nenhuma tempestade é eterna.

– Paz faz bem para o estômago: A ansiedade é uma das causas das dores de estômago, falta de apetite e até mesmo gastrite. Viver em paz, ter uma vida tranquila, saber lidar com as situações, podem proporcionar melhores momentos ao órgão.

– Calma faz bem para o coração: Quem nunca sentiu palpitações em um momento de estresse que atire a primeira pedra. Manter a calma é essencial para nossa vida em geral, tudo tem o seu tempo e as coisas se ajeitam.

– Fé faz bem para os rins: Além da ingestão de líquido o órgão pode ser beneficiado pela fé. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).