Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Verão com saúde: Veja os 5 melhores exercícios para se praticar na praia
Movimente-se 03/11/2015

Verão com saúde: Veja os 5 melhores exercícios para se praticar na praia

É só subir a temperatura que bate na gente aquela vontade de ficar ao ar livre, curtindo uma brisa fresca e, de preferência, com um cheirinho de mar! Os dias quentes nos convidam a sair de casa e fazer as mais diversas atividades, então, por que não levar para a praia a rotina de exercícios e aproveitar tudo que o ambiente oferece para nossa saúde?

Na praia temos inúmeros estímulos visuais, o ventinho para amenizar o calor durante o exercício e, ao final, um bom banho de mar para refrescar! Mas, antes de pensar em todas essas vantagens, temos que tomar alguns cuidados, como aconselha o professor de educação física, Eduardo Nunes: “Vale lembrar que devemos usar roupas leves, protetor solar e caprichar na hidratação. O equipamento específico de cada esporte também é igualmente importante!”.

O especialista em atividades outdoor fez uma lista dos cinco melhores exercícios para serem feitos na praia, salientando que antes de realizar qualquer esforço físico que seja, um médico deve ser consultado.

Melhores atividades para se praticar na praia

Corrida ou caminhada – Pode ser praticada em qualquer lugar da praia: no calçadão, na areia fofa, na areia dura. A atividade melhora o condicionamento físico do corpo e fortalece os membros inferiores. “Pode ser praticado por pessoas de idade e sexo variados, desde que seja liberado clinicamente por médicos”, aconselha Eduardo Nunes.


Esportes com bola –
Vôlei, futebol, beach tênis ou futvôlei. O maior diferencial desses esportes é a parte lúdica, a facilidade de reunir um número grande de participantes e a integração. Eles fortalecem membros superiores e inferiores e melhora o condicionamento físico. Segundo o profissional. é necessário um mínimo de habilidade nessas atividade: “Costumam ter momentos de intensidade elevada, involuntária e de difícil controle, o que torna o exercício contra indicado para pessoas em recuperação de lesões ou não avaliadas clinicamente”.

Esportes aquáticos – Surf, natação, mergulho, stand up paddle (SUP), remo. As atividades que podem ser realizadas na água são muitas e são prazerosas, o que é um verdadeiro alívio no calor. Essas atividades melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e fortalecem membros superiores e inferiores. “Nessas atividades devemos ter cuidado com crianças e idosos, devido à falta de costume com o meio aquático. Isso pode dificultar a reação em casos de emergência. Pessoas que não sabem nadar devem evitar a todo custo, assim como as consideradas não aptas clinicamente falando”, alerta o especialista.

Circuito de condicionamento físico – Aqui o objetivo é melhorar o condicionamento físico e neuromuscular, combinando exercícios aeróbicos com localizados e funcionais. Tem alta intensidade e, por isso, iniciantes devem passar por um processo de adaptação antes de participarem de um treino completo. Eduardo aconselha que seja evitado por sedentários em um primeiro momento, assim como pessoas clinicamente limitadas por alguma patologia cardíaca ou nas articulações.

Ciclismo – O exercício feito em ciclovia ou em trilhas nas praias precisa de equipamento de segurança e alguma habilidade para a prática. Promove a melhora do condicionamento físico e é indicado para todas as idades. A atividade que também é lúdica possibilita ainda que se transite por longas distâcias. Segundo o professor, assim como nas demais atividades, pessoas não liberadas por um médico devem evitar fazer esse tipo de esforço muito grande pedalando por longos trechos.

Produtos relacionados